O que é inflação e como ela afeta sua vida

O que é inflação e como ela afeta sua vida  – Oi! Tubem com você? Muito bem vindo ao Blog do Atendimento ao Cliente, aqui falamos de todos os assuntos que cercam as nossas vidas, Finanças, Dinheiro, Ajuda, Atendimento ao Cliente.

O que é inflação e como ela afeta sua vida?

E hoje vamos falar de Inflação: O que é inflação e como ela afeta sua vida?, e aprender mais sobre isso que é assunto atual e estamos vivendo essa fase na Vida real, bora lá?  Acompanhe mais Portal de Notícias deste blog na categoria do Blog

Você sabe o que é inflação?

Está sentindo no bolso a alta dos preços quando vai ao mercado? Você está conseguindo manter suas contas em dia? Confira neste artigo como lidar com a inflação e não deixar que ela afete a sua vida!

Definida, popularmente, como um aumento contínuo, persistente e generalizado nos preços em geral, a inflação vem tirando o sono da maioria dos brasileiros.

A inflação pode ser logo percebida no aumento de preço dos alimentos, remédios, aluguéis, da gasolina e seus muitos derivados, como gás de cozinha, um item essencial para a maioria dos brasileiros, enfim, qualquer outro produto que costumamos consumir.

Como a inflação afeta nossas vidas

 A inflação pode afetar nossas vidas de infinitas maneiras, desde obrigando a diminuir nosso padrão de vida, a abrir mão de prazeres, lazer, até nos obrigando a contrair dívidas para pagar prestações e outras contas assumidas anteriormente à crise.

Você também vai se Interessar:  Conheça mais sobre os tijolos ecológicos

Enfim, a inflação pode abalar a qualidade de vida das pessoas, fazendo com que abram mão de planos de saúde, de uma alimentação equilibrada, enfim, tudo aquilo que faz parte das necessidades vitais da população.

E isso acontece porque a inflação faz o dinheiro perder seu valor no tempo, e quanto maior a inflação, maior a perda de valor.

O fato é que, por conta da crise e, consequentemente, da inflação, de acordo com um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o endividamento das famílias bateu recorde em março, o maior percentual registrado nos últimos 30 anos.

As consequências da inflação

Como já era de se esperar, com o aumento da inflação, há consequências, dentre elas, e mais facilmente visíveis, estão o aumento dos produtos e do custo de vida.

Ou seja, as pessoas economicamente menos favorecidas, certamente, são as que sentem mais no bolso a inflação e todas as suas consequências.   

O aumento excessivo da inflação acaba gerando um triste e preocupante cenário de incertezas, que acaba prejudicando o crescimento econômico.

Ou seja, se por um lado a crise empurra as pessoas para o trabalho informal e o empreendedorismo, por outro, a inflação acaba inibindo e tirando o estímulo de investimentos, já que interfere diretamente sobre os preços, prejudicando o planejamento financeiro de quem pretende investir. 

Mas, afinal, como fazer com que a inflação não afete a minha vida? Será que tem como driblar a inflação?

Como fazer com que a inflação não prejudique seu orçamento

Então, se por um lado não há como um cidadão comum decidir acabar com a inflação, e pronto, por outro, ele tem como fazer com que ela não pese tanto no bolso, e o nome disso é economia.

Você também vai se Interessar:  Conveniência e entretenimento: conheça o bairro Higienópolis

Pois é, é preciso procurar driblar a crise, apostando em algumas ações que vão nos ajudar a controlar melhor os gastos e, assim, economizar.

Quem quer ter um orçamento equilibrado e sob controle, precisa, antes de qualquer coisa, criar uma cultura de poupar, ter consciência do que está entrando e saindo diariamente.

Não sabe como fazer isso? Então, anote essas dicas:

Saiba qual o seu real orçamento: o dinheiro líquido que tem todo mês, seu salário, caso seja assalariado.

Identifique as despesas fundamentais: anote quais são suas principais despesas, aquelas que são recorrentes, como luz, água, gás, compras, aluguel.

E tente economizar onde puder, como em promoções no mercado, procurar o preço do gás mais barato no Aplicativo Preço do Gás, e economizar no gasto de energia.

Saiba quanto dinheiro sobra de seu salário: caso sobre algum dinheiro, procure guardar para imprevistos, dessa forma, evite fazer dívidas quando alguém adoece, ou fura o pneu do carro…

Então, dentro de sua realidade, identifique os itens em que pode economizar. Se assina mais de um canal de streaming, por exemplo, considere, nesse momento, assinar um só. O mesmo vale para canais de assinatura, veja um pacote mais econômico.

Na hora das compras, por exemplo, procure ir em dia de promoções, por exemplo, quinta tem feira no mercado, e sexta é o dia das carnes mais baratas? Então se programe para ir nesses dias, e sempre faça uma lista, procurando não sair dela.

Se você mora com mais pessoas, conversem sobre não deixar luzes acesas quando não tiver ninguém no ambiente, caso use chuveiro elétrico, defina um tempo mínimo, pois ele gasta muita energia.

Você também vai se Interessar:  Crefito 9

No caso da água, é a mesma coisa, procure abrir a torneira só na hora de enxaguar, e busque economizar água de várias formas, sem desperdiçar.

E o gás, se não for encanado, procure recorrer a aplicativos de gás, como Preço do Gás, por exemplo, na hora de comprar um novo botijão, pois ele sempre indica onde pode encontrar gás mais barato, além de, também, oferecer interessantes promoções. 

Rate this post

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.