Chef Camila Botelho ensina como reaproveitar os alimentos e evitar desperdícios em plataforma da Unilever PRO

Chef Camila Botelho ensina como reaproveitar os alimentos e evitar desperdícios em plataforma da Unilever PRO

Curso faz parte da grade da Universidade do Restaurante, iniciativa da Unilever Pro e Unilever Food Solutions para apoiar os empreendedores do setor gastronômico

Todo dono de restaurante, bar ou outro estabelecimento do ramo, precisa saber como reaproveitar os alimentos não consumidos pelos clientes. Esse é o grande objetivo da Universidade do Restaurante, projeto da Unilever Pro em parceria com a  Unilever Food Solutions. E entre os assuntos discutidos na plataforma, está o reaproveitamento de insumos e como evitar desperdícios de alimentos.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a cada ano, 26,3 milhões de toneladas de alimentos produzidos no Brasil vão para o lixo. E por dia, 39 mil toneladas de alimentos são descartados, essa quantidade daria para alimentar, de acordo com o Instituto Akatu, cerca de 19 milhões de brasileiros com café da manhã, almoço e janta, que são as principais refeições. 

Além de ajudar o meio-ambiente, reaproveitar os alimentos pode ajudar também na rentabilidade do restaurante, já que esses dão forma a novos produtos que podem ser comercializados.

Universidade do Restaurante

Neste sentido, a Universidade do Restaurante, projeto da Unilever Pro em parceria com a  Unilever Food Solutions, acaba de disponibilizar um curso completo para ajudar a aproveitar os empreendedores a reaproveitarem os alimentos da melhor forma e evitar desperdícios no estabelecimento. 

A chef Camila Botelho explica que a lei da oferta e demanda ajuda a entender os estragos que o desperdício causa. “Quanto mais a gente desperdiça e se perde durante o processo, mais cara ela fica para o consumidor final”, diz. Mas como evitar que esses alimentos se percam?

Veja algumas dicas abaixo para o seu negócio!

 

1 – Compre somente o necessário

Realize compras de forma consciente, desta forma você evita que os alimentos não sejam utilizados e estraguem por algum motivo, e principalmente pela passagem do prazo de validade. Esta ainda é uma forma de economizar com os ingredientes.

2 – Prepare pratos que usem ingredientes em comum

Utilizando os mesmos produtos em vários pratos, você evita que algum deles passe do prazo de validade, e consequentemente, que vá para o lixo sem necessidade. Otimize seu cardápio.

3 – Aproveitar todo o alimento

Procure utilizar o produto inteiramente, sem desperdiçar talo, casca, e principalmente sementes. Você vai ver que a comida ficará mais saborosa, e os consumidores vão apreciar ainda mais o estabelecimento por utilizarem práticas sustentáveis.

4 – Compre alimentos imperfeitos

Muito diferente do que o consumidor imagina, os alimentos imperfeitos não estão estragados, e eles podem sofrer uma alteração no preço, ou seja, você pode pagar menos nesses produtos com sabor igualzinho ao dos que estão perfeitamente intactos. 

5 – Cuidado com armazenamento dos produtos

Procure saber a forma correta de armazenar os alimentos de acordo com as características de cada um, sempre em temperatura recomendada para preservá-lo, essa é uma prática essencial.

Além desse curso, a universidade ensina também sobre planejamento estratégico, com o módulo de finanças, que explora as questões mais técnicas que todo operador de restaurante precisa se perguntar antes da abertura, além do passo a passo de como fazer o creme patissierie, um dos mais famosos da gastronomia francesa; inovação e tecnologia; limpeza profissional do estabelecimento; jurídico; atendimento; marketing; delivery; cozinhas eficientes; e formas de adaptar ao novo cenário pós-covid.

Entre os parceiros dos cursos estão empresas importantes como Senai, Senac, Le Cordon Bleu, Abrasel, Dr. Bactéria, Bureau Veritas, Chefs UFS e outros.

 

Sobre a Unilever PRO

Unilever PRO está, desde abril de 2018, investindo em tecnologia de ponta para oferecer as melhores e mais seguras soluções de limpeza profissional para negócios de diversos segmentos.

Os produtos da linha profissional Unilever estão disponíveis para atender a demanda de lavanderias, restaurantes, bares, serviços de limpeza e conservação, hotéis, motéis, consultórios e prestadores de serviços em geral.

Muitas das fórmulas imbatíveis das marcas mais renomadas do Brasil, como OMO, Comfort, Brilhante e CIF foram aperfeiçoadas para proporcionarem performance máxima aos negócios que prezam pelo desempenho de seus serviços, higiene dos seus estabelecimentos e saúde dos seus colaboradores. https://unileverpro.com.br/

Rate this post
Você também vai se Interessar:  Quais são os tipos de cabelo

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.