É possível tratar candidíase com iorgute?
É possível tratar candidíase com iorgute?
As infecções por leveduras vaginais são causadas por um crescimento excessivo de um fungo chamado Candida. A Candida vive normalmente dentro do seu corpo e na sua pele sem causar quaisquer problemas. Mas por vezes a Candida, vulgarmente chamada levedura, pode multiplicar-se e causar uma infecção incômoda.
A maioria das mulheres terá uma infecção vaginal por levedura em algum momento das suas vidas. Os sintomas incluem:
- coceira no pênis ou na vagina
- sensibilidade na glande ou na vagina
- ardência
- descarga vaginal grossa
As infecções por leveduras não são uma infecção sexualmente transmissível (IST), pelo que podem acontecer a mulheres e homens de todas as idades.
Muitas infecções por leveduras podem ser tratadas em casa com cremes antifúngicos e supositórios de venda livre. A crescente resistência aos medicamentos antifúngicos levou muitas mulheres a procurar tratamentos alternativos, como o iogurte.
O iogurte pode ser utilizado para tratar uma infecção por levedura:
- aplicação tópica de iogurte na vulva (a área em redor da abertura vaginal)
- inserção de iogurte na vagina
- consumir iogurte como parte da sua dieta
Algumas pessoas acham que uma mistura de iogurte e mel é mais eficaz. Outras pessoas tomam suplementos probióticos que contêm lactobacillus, as bactérias amigáveis em muitos iogurtes.
Continue a ler para saber mais sobre o iogurte para o tratamento de infecções por leveduras.
Iogurte e levedura
O iogurte é uma opção de tratamento segura e acessível utilizada por mulheres em todo o mundo para o tratamento de infecções por leveduras. Funciona devido a um tipo de bactéria chamada lactobacillus.
Lactobacillus é um tipo de bactéria “boa” que normalmente vive no seu sistema digestivo, aparelho urinário e área vaginal sem causar problemas.
As pessoas usam o lactobacillus como remédio para candidiase pela boca para tratar uma variedade de condições, incluindo:
- diarreia
- síndrome do cólon irritável
- problemas digestivos gerais
Lactobacillus pode ser encontrado em:
- muitos, mas não todos, iogurtes
- alguns outros alimentos fermentados
- suplementos dietéticos
O que dizem as pesquisas?
O Lactobacillus é considerado possivelmente eficaz para infecções vaginais por leveduras.
Um estudo de 2012 concluiu que uma mistura de iogurte e mel era na realidade mais eficaz do que um agente antifúngico para o tratamento de infecções vaginais por leveduras em mulheres grávidas. Os pesquisadores num estudo de 2015 compararam uma mistura de mel e iogurte com o creme de agrião e chegaram às mesmas conclusões que os investigadores do estudo de 2012.
Quanto tempo pra funcionar?
Espere utilizar o iogurte durante cerca de sete dias. Geralmente, vai querer continuar a utilizá-lo até que os seus sintomas desapareçam.
Riscos deste tratamento
O único risco relacionado com este tratamento é que ele pode não aliviar a coceira tão rapidamente quanto os cremes vaginais comerciais podem aliviar. Fale com o seu médico se tiver uma infecção por levedura que não esteja melhorando.
O iogurte pode ajudar a tratar infecções vaginais por leveduras. Não há riscos reais, e pode ser mais acessível do que alguns dos cremes antifúngicos.
Tente ver se funciona para você. Se esta for a sua primeira infecção por levedura, consulte o seu médico. Consulte também o seu médico sobre os seus sintomas, que estão piorando ou não estão melhorando após uma semana.