Certidão Vintenária: Entenda melhor este documento e sua utilidade
Certidão Vintenária: Entenda melhor este documento e sua utilidade – A certidão vintenária é um dos principais documentos envolvidos numa negociação com imóveis. Dentro dela, existem informações relevantes para compras, locações e usucapiões.
Certidão Vintenária: Entenda melhor este documento e sua utilidade
O que ocorre é que problemas e questionamentos futuros podem surgir sem o conhecimento do histórico de transações e registros relativos ao imóvel. Ter esse registro de imóvel em mãos significa menos problemas.
Mas então, para que serve a certidão vintenária nas negociações? Como você pode solicitar a certidão vintenária? Prossiga com a leitura do artigo e saiba mais sobre!
Afinal, o que é a certidão vintenária e para que ela serve?
“Apesar de parecer difícil de entender, a certidão vintenária é um documento bastante comum e simples de solicitar.”
A certidão vintenária se trata de um documento oficial que informa o histórico do registro imobiliário em 20 anos de existência do imóvel. Ela compreende todos os registros relativos ao imóvel, mesmo que seja de uma matrícula antiga.
Dessa forma, é uma certidão mais completa, pois até informações que não aparecem no registro de imóvel atual, surgem aqui.
Obs: não confundir com a certidão quinzenária, que apresenta o histórico do imóvel por quinze anos.
Qual a utilidade da certidão vintenária nas negociações jurídicas?
A certidão vintenária permite a visualização de todos os registros envolvendo o imóvel nos últimos 20 anos. Obtida no cartório de registro de imóvel, ela existe para garantir segurança nas transações imobiliárias.
Dentre os eventos que a certidão documenta estão:
- Constituição de hipoteca (que não foi baixada ainda por termo de liberação)
- Existência de penhora
- Indisponibilidade do imóvel
- Mudança na edificação
- Usufruto existente
- Forma de aquisição do imóvel
- Etc
Tendo isso em mente, é possível apontar que o documento existe para trazer segurança aos negócios jurídicos: compra e venda, doação, locação, etc. Além disso, é fortemente presente no processo de usucapião.
O processo de usucapião é a aquisição de propriedade imóvel através da posse prolongada e sem nenhuma interrupção. A certidão existe para que isso ocorra sem qualquer problema legal.
-
Certidão Vintenária: Entenda melhor este documento e sua utilidade
A certidão negativa de ônus reais ou a certidão vintenária?
Caso busque encontrar alguma pendência com imóveis, bancos e compradores, é possível solicitar a certidão negativa de ônus reais. Ela é atualizada em 30 dias e apresenta todo e qualquer ônus que recaia sobre o imóvel, como hipotecas.
Em alguns casos, você pode contar com esse documento ao invés da certidão vintenária.
E onde e como você pode solicitar a certidão vintenária?
Como você pode solicitar a certidão vintenária em poucos passos? Se for presencialmente, basta ir num cartório de registro de imóveis com a matrícula do imóvel. Através dela, todos os dados podem ser consultados.
Porém, há outra opção mais simples: o cartório online. Em sites como o Cartório Online Brasil 24h, é possível solicitar a certidão vintenária online, desde o pedido até a entrega.
Passo a passo para obter a certidão vintenária online
Para conseguir a certidão vintenária online, você deve começar acessando o Cartório Online Brasil 24h. Depois, siga o passo a passo:
- Entre na página de pedidos e selecione a certidão vintenária como opção
- Depois, selecione a forma de envio do documento, se impresso, pelo correio ou online
- Após isso, informe o local de origem da certidão original e as principais informações presentes no documento
- Por fim, escolha a forma de pagamento para concretizar a compra
Conclusão – Certidão Vintenária: Entenda melhor este documento e sua utilidade
Em qualquer transação imobiliária, a certidão vintenária deve ser presente. Tanto ela, quanto a certidão negativa de ônus, são úteis para consultar quaisquer pendências que podem interferir na negociação.
Basicamente, a certidão vintenária deve ser um dos documentos presentes em sua mão ao realizar qualquer negociação jurídica. Com isso, evita entrar em alguma roubada!