Como vender uma empresa? Dicas e melhor momento

INGRESSOS NATAL E LUZ NA SERRA GAUCHA

blank

Descubra a Magia do Natal Luz de Gramado com shows de teatro, dança, canto, acrobacias e efeitos visuais na verdadeira história do Papai Noel.

A Serra Gaúcha foi o cenário escolhido para a inauguração do Mega Domo, maior estrutura esférica inflável para entretenimento da América Latina, com investimentos de R$ 17 milhões. A cidade de Canela, a apenas 6,5 km de Gramado, será a primeira do Brasil a recebê-lo, com o espetáculo “Viagem de Natal”

QUERO COMPRAR MEU INGRESSO AGORA!

Como vender uma empresa? Dicas e melhor momento – Qual é o melhor momento para vender uma empresa? Essa é uma pergunta que muitos empreendedores podem fazer em algum momento de sua vida profissional. Mesmo que apareça uma boa oportunidade de negócios, é preciso ficar atento para saber se a companhia está preparada para esse tipo de transação, pois a venda de empresas depende da execução de alguns processos para gerar valor e reduzir riscos.

Como vender uma empresa? Dicas e melhor momento?

O primeiro passo para entender o melhor momento para vender empresa é o empreendedor saber o que o motivaria a realizar esse tipo de transação. Há algumas motivações que fazem com que o dono de uma companhia queira se desfazer de seu negócio. São elas:

  • Aposentadoria;
  • Passar a gestão da empresa para outra pessoa;
  • Busca por um sucessor;
  • Levantar recursos para pagar dívidas da empresa;
  • Deixar o negócio e investir em novos empreendimentos.

 

Cada um desses motivos determinará qual é o perfil do investidor que entrará no negócio. Por isso, a motivação pela venda deve estar bem clara durante as negociações.

Outro ponto fundamental é organizar a empresa para colocá-la à venda, tendo em mãos o histórico financeiro e contábil, levantando qual a situação da companhia e também os riscos que ela possui. Essas informações são importantes para que o empreendedor se prepare previamente, antes de buscar investidores, entendendo, inclusive, se é o melhor momento para vender a companhia.

 

Preparação para a venda

Entre as informações necessárias que ajudaram na preparação para a venda da empresa, estão:

  • Demonstrações financeiras

Fazer o levantamento sobre como estão as finanças da companhia é primordial, tendo em mãos um histórico de pelos menos três anos sobre a situação financeira e fiscal da empresa. Isso ajudará a esclarecer como a companhia tem se desempenhado nos últimos anos e qual o potencial que ele tem de crescer no futuro.

  • Documentos e contratos

É importante também levantar todos os contratos da companhia firmados com fornecedores e clientes, ou de aluguel de imóveis e equipamentos, entre outros. Essa documentação precisa estar em dia, atualizada, e caso algo esteja fora do lugar, a resolução antes da venda pode ser necessária. 

  • Passivos

As dívidas da empresa também precisam ser mapeadas, sejam elas tributárias, trabalhistas ou regulatórias. Ter essas informações ajuda o empreendedor a conseguir reduzir esses riscos e gerar valor à companhia.

Após a preparação para a venda, é momento de descobrir o quanto a empresa vale. Lembrando que todas essas informações previamente levantadas também ajudarão no cálculo do valor mais justo para a empresa.

  • Valuation

Mas é o valuation, ou seja, a avaliação da empresa, que ajudará tanto o vendedor quanto o potencial comprador a estimar melhor qual é o preço mais adequado a ser negociado pela companhia.  

Existem algumas metodologias diferentes para que a avaliação de uma empresa seja feita. Lembrando que o objetivo não é, necessariamente, chegar a um valor fechado, mas sim ter mais insumos que demonstrem o valor da companhia, ajudando no momento das negociações.

Entre as diferentes metodologias de valuation estão:

  • Fluxo de caixa descontado;
  • Múltiplos comparáveis;
  • Valor patrimonial.

Após o valuation, o empreendedor deve, então, preparar a sua empresa para ir em busca do investidor que tem o perfil mais adequado para comprar o negócio. Nessa fase, é importante preparar também documentações de apresentação da empresa, buscando o sigilo no momento das negociações iniciais de forma que a confidencialidade ao longo do processo seja preservada. 

Fazer road shows também é uma forma de conseguir expandir as possibilidades de compradores tanto em diferentes regiões, como alcançar diferentes perfis de investidor, dependendo do objetivo da venda.

Vender empresa é um processo que exige muito cuidado em todas as etapas, desde a preparação, até o valuation, chegando em um acordo final que seja justo para todas as partes envolvidas. Para que o processo seja bem-sucedido, evitando riscos, é importante contar com o auxílio de uma assessoria especializada em todas as fases do processo. 

Fonte: Capital Invest – assessoria especializada em fusões e aquisições.

 

4.8/5 - (289 votes)
Você também vai se Interessar:  Ideias de brindes para seus clientes para a copa 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.