Certidão Vintenária - Entenda melhor este documento e sua utilidade

INGRESSOS NATAL E LUZ NA SERRA GAUCHA

blank

Descubra a Magia do Natal Luz de Gramado com shows de teatro, dança, canto, acrobacias e efeitos visuais na verdadeira história do Papai Noel.

A Serra Gaúcha foi o cenário escolhido para a inauguração do Mega Domo, maior estrutura esférica inflável para entretenimento da América Latina, com investimentos de R$ 17 milhões. A cidade de Canela, a apenas 6,5 km de Gramado, será a primeira do Brasil a recebê-lo, com o espetáculo “Viagem de Natal”

QUERO COMPRAR MEU INGRESSO AGORA!

Certidão Vintenária: Entenda melhor este documento e sua utilidade – A certidão vintenária é um dos principais documentos envolvidos numa negociação com imóveis. Dentro dela, existem informações relevantes para compras, locações e usucapiões.

Certidão Vintenária: Entenda melhor este documento e sua utilidade

O que ocorre é que problemas e questionamentos futuros podem surgir sem o conhecimento do histórico de transações e registros relativos ao imóvel. Ter esse registro de imóvel em mãos significa menos problemas.

Mas então, para que serve a certidão vintenária nas negociações? Como você pode solicitar a certidão vintenária? Prossiga com a leitura do artigo e saiba mais sobre!

Você também vai se Interessar:  O fim do Inventário com a Holding Familiar

 

Afinal, o que é a certidão vintenária e para que ela serve?

“Apesar de parecer difícil de entender, a certidão vintenária é um documento bastante comum e simples de solicitar.”

A certidão vintenária se trata de um documento oficial que informa o histórico do registro imobiliário em 20 anos de existência do imóvel. Ela compreende todos os registros relativos ao imóvel, mesmo que seja de uma matrícula antiga.

Dessa forma, é uma certidão mais completa, pois até informações que não aparecem no registro de imóvel atual, surgem aqui.

Obs: não confundir com a certidão quinzenária, que apresenta o histórico do imóvel por quinze anos.

 

Qual a utilidade da certidão vintenária nas negociações jurídicas?

A certidão vintenária permite a visualização de todos os registros envolvendo o imóvel nos últimos 20 anos. Obtida no cartório de registro de imóvel, ela existe para garantir segurança nas transações imobiliárias.

Dentre os eventos que a certidão documenta estão:

  • Constituição de hipoteca (que não foi baixada ainda por termo de liberação)
  • Existência de penhora
  • Indisponibilidade do imóvel
  • Mudança na edificação
  • Usufruto existente
  • Forma de aquisição do imóvel
  • Etc

Tendo isso em mente, é possível apontar que o documento existe para trazer segurança aos negócios jurídicos: compra e venda, doação, locação, etc. Além disso, é fortemente presente no processo de usucapião.

O processo de usucapião é a aquisição de propriedade imóvel através da posse prolongada e sem nenhuma interrupção. A certidão existe para que isso ocorra sem qualquer problema legal.

  • Certidão Vintenária: Entenda melhor este documento e sua utilidade

A certidão negativa de ônus reais ou a certidão vintenária?

Caso busque encontrar alguma pendência com imóveis, bancos e compradores, é possível solicitar a certidão negativa de ônus reais. Ela é atualizada em 30 dias e apresenta todo e qualquer ônus que recaia sobre o imóvel, como hipotecas.

Em alguns casos, você pode contar com esse documento ao invés da certidão vintenária.

 

E onde e como você pode solicitar a certidão vintenária?

Como você pode solicitar a certidão vintenária em poucos passos? Se for presencialmente, basta ir num cartório de registro de imóveis com a matrícula do imóvel. Através dela, todos os dados podem ser consultados.

Porém, há outra opção mais simples: o cartório online. Em sites como o Cartório Online Brasil 24h, é possível solicitar a certidão vintenária online, desde o pedido até a entrega.

 

Passo a passo para obter a certidão vintenária online

Para conseguir a certidão vintenária online, você deve começar acessando o Cartório Online Brasil 24h. Depois, siga o passo a passo:

  1. Entre na página de pedidos e selecione a certidão vintenária como opção
  2. Depois, selecione a forma de envio do documento, se impresso, pelo correio ou online
  3. Após isso, informe o local de origem da certidão original e as principais informações presentes no documento
  4. Por fim, escolha a forma de pagamento para concretizar a compra

 

Conclusão – Certidão Vintenária: Entenda melhor este documento e sua utilidade

Em qualquer transação imobiliária, a certidão vintenária deve ser presente. Tanto ela, quanto a certidão negativa de ônus, são úteis para consultar quaisquer pendências que podem interferir na negociação.

Basicamente, a certidão vintenária deve ser um dos documentos presentes em sua mão ao realizar qualquer negociação jurídica. Com isso, evita entrar em alguma roubada!

4.8/5 - (188 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.