Linha Editorial para Instagram

Uma das melhores formas de trabalhar estratégias de marketing digital para uma empresa é seguir uma Linha Editorial para Instagram. Essa estratégia será a grande responsável por nortear a produção de conteúdo para Instagram, bem como oferecer conteúdos voltados à venda. É justamente por isso que ter uma boa linha Editorial para Instagram fará toda a diferença no seu negócio.

 

Essa necessidade se faz presente porque a maioria das pessoas cria conteúdos tendo como único foco a venda. Com isso, elas cometem um erro gigantesco, fazendo com que os seus resultados caiam de forma significativa. Nesse sentido, nada melhor do que ter uma linha editorial Instagram para trazer o norte que você precisa na hora de traçar as melhores estratégias.

 

Esse foi o principal motivo que nos fez criar o texto a seguir. Ele foi desenvolvido principalmente para ajudar as pessoas que não conhecem a linha editorial Instagram, de modo a entender como ela funciona, bem como as formas de criar a sua. Sendo assim, para ficar por dentro de todas as nossas informações, continue lendo e saiba mais.

O que é uma linha editorial para Instagram?

Se você possui uma conta no Instagram voltada a vender os seus produtos, bem como trabalha com marketing de conteúdo, saiba que a linha editorial Instagram será uma das melhores ferramentas para ajudá-lo a melhorar as suas vendas. Em termos simples, podemos dizer que se trata de um guia para que você possa definir quais serão os temas abordados na sua rede social. Ter uma consultoria de marketing digital pode ser uma boa forma de começar certo.

 

Esse termo surgiu e ganhou popularidade a partir do jornalismo. Para os profissionais dessa área, podemos dizer que se trata da forma como a empresa irá enxergar o mundo ao seu redor, os seus valores e objetivos. É com base nisso que será feito um direcionamento das equipes e dos conteúdos a serem abordados. 

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Em outras palavras, é a partir da linha editorial Instagram que os conteúdos da sua página irão surgir. Ela será a responsável por direcionar a criação dos conteúdos, de modo que eles estejam de acordo com o propósito da página e os objetivos que ela pretende alcançar. Nesse caso, os temas precisam:

 

  • Estar em conformidade com o público-alvo da página e os seus seguidores;
  • Ter relação com as dúvidas dos seguidores, bem como respondê-las da forma correta e
  • Estar de acordo com os objetivos e com os valores da empresa/página.

 

Por que você deve criar uma linha editorial Instagram?

A criação da linha editorial Instagram significa organizar e definir tudo o que será postado em seu perfil. Pense nisso como os temas e os valores que são considerados mais importantes para você e que irão nortear todas as suas publicações da sua rede social Instagram.

 

A título de exemplo, há alguns anos, quando as pessoas ainda adquiriam as revistas impressas, todas elas possuíam as suas próprias linhas editoriais, mas também cumpriam uma mesma função em comum: anunciar para o público. Eram justamente esses anúncios de produtos e serviços que conseguiam manter as revistas.

 

Mas qual é o apelo para os clientes? Compramos para receber publicidade? Na verdade, não! Compramos as revistas para termos acesso aos seus conteúdos. Cada um deles tem seu próprio editorial. Por exemplo, a Revista Boa Forma: seu nicho é o mundo fitness. Porém, em seus conteúdos, eles possuem editoriais diferentes, divididos por temas de bem-estar, saúde, beleza, alimentação, boa forma e muito mais.

 

Nos dias atuais, quando se está montando uma linha editorial Instagram, é necessário que a pessoa pense de forma parecida. Identifique qual é o tema, o público alvo, nicho de atuação e várias outras constantes irão definir todos os conteúdos a serem produzidos a partir desta linha editorial, de modo que a produção de conteúdo siga essa linha.

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Essa atitude fará com que você consiga segmentar o seu público, bem como ganhar autoridade em relação aos concorrentes, tendo em vista que os seguidores estarão engajados e alinhados com todos os objetivos da empresa. Abaixo, você aprenderá como montar a sua linha editorial Instagram. 

Como criar uma linha editorial Instagram?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a linha editorial Instagram, bem como entendeu a sua importância para o crescimento de um negócio nesta rede social, é necessário aprender como criar a sua própria linha editorial, de modo a adequar o seu conteúdo ao público que o consome.

 

Antes de mais nada, é importante deixar claro que a criação da linha editorial Instagram irá demandar tempo, bem como conhecimento acerca do público-alvo da sua rede social. Após entender quais as necessidades desse público, o passo seguinte é categorizar cada uma delas, de modo a criar vários grupos temáticos

 

A partir disso, você pode fazer uma segmentação a partir da definição de assuntos, capazes de solucionar as necessidades do seu público usando as postagens. Abaixo, você confere cada um dos passos necessários a criação da sua linha editorial Instagram:

Estude o seu negócio 

Ainda que seja uma coisa bastante simples, muitas empresas acabam não estudando o seu próprio negócio. É importante ficar por dentro de todas as fraquezas, forças, ameaças e oportunidades. Somente a partir dessas informações é que você poderá criar uma linha editorial Instagram eficaz.

 

Entenda qual é o seu nicho e o seu posicionamento no mercado. Com isso, você pode produzir conteúdos voltados ao seu público. A produção de conteúdo para redes sociais deve seguir aquilo que os seus ouvintes estão com dúvidas ou buscando.

Faça um estudo das personas

Esse estudo é fundamental para que você melhore o seu negócio. A partir dele, você pode identificar as pessoas que são impactadas pelo conteúdo produzido. Além do mais, ele também irá possibilitar a coleta de informações para que você possa criar as próximas linhas editoriais. Quando se entende quem são os clientes em potencial de um negócio, você também irá descobrir as necessidades e dúvidas que eles possuem.

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Descubra e anote todas as dúvidas dos seus seguidores

A produção de conteúdo para redes sociais, como é o caso do Instagram, deve se basear nas dúvidas dos seus seguidores, principalmente se você está tentando montar uma linha editorial para o Instagram. Nesse caso, é de suma importância descobrir quais são essas dúvidas e anotá-las para respondê-las nas publicações.

 

A partir da coleta dessas dúvidas, você pode criar todo um cronograma de postagens voltadas a respondê-las uma por uma. Essa será a sua principal base para montar a linha editorial Instagram do seu negócio.

Crie um calendário de posts

Finalmente, o último passo para criar a sua linha editorial Instagram é definir um calendário de posts. Isso porque, é necessário ter constância nas postagens, de modo a manter a página atualizada pelo menos 2 vezes ao dia com respostas de dúvidas dos seguidores.

 

Fazendo isso, além de estreitar a relação com o seu público, você também ganhará mais visibilidade de pessoas que ainda não conhecem o que você está vendendo. Isso fará com que cada vez mais pessoas se interessem e busquem mais informações, criando um ciclo de perguntas e respostas que servirão de base para novas linhas editoriais.

 

Portanto, ao seguir cada uma das dicas que elencamos nesse texto, você poderá criar a sua própria linha editorial Instagram, de modo a produzir conteúdos que estejam em conformidade com as necessidades e com aquilo que o seu público busca.

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