Qual é o perfil de um bom vendedor?

Qual é o perfil de um bom vendedor?  Olá Seja bem Vindo ao Blog do Atendimento ao Cliente, Hoje vamos falar de Caraterísticas de do perfil de Um Bom vendedor, Vamos lá então, bora aprender mais …

Qual é o perfil de um bom vendedor?

É comum ouvirmos por aí que o vendedor é reconhecido pela sua “lábia”, isto é, seu talento para comunicação e convencimento. Mas, na realidade, o que antes era considerado como um dom, hoje em dia o bom vendedor é visto como uma habilidade adquirida através de conhecimento e treinamento.

Tornar-se um bom vendedor não é uma questão de extroversão, mas de técnica. Obviamente, as habilidades da comunicação estão envolvidas, mas não é necessário ser uma pessoa falante demais. De fato, o vendedor inteligente é aquele que mescla um bom discurso argumentativo com uma audição apurada.

Esses dois elementos podem ser tidos como a espinha dorsal do que faz um bom vendedor: alguém capaz de ouvir o cliente, a fim de compreender suas dores e de ser cirúrgico ao entregar uma solução.

É por isso que as empresas buscam pessoas com alta capacidade de aprendizado, escuta e proatividade, pois todas essas características são requisitadas para que um vendedor traga resultados.

Conheça a seguir, em detalhes, as qualidades de um bom vendedor e quais delas são necessárias para alcançar a excelência nessa função. Veja também: como desenvolver um bom perfil de vendedor, na prática, e preparar-se para mudar completamente o seu jeito de fazer vendas!

Você também vai se Interessar:  Como Aumentar o Score de Forma Rápida e Simples

O que é um bom vendedor?

Um bom vendedor é caracterizado como uma pessoa que reúne as seguintes características:

  • Curiosidade;

Um bom vendedor sem busca colher informações importantes para os negócios, seja sobre pessoas ou empresas. O que importa é sempre ter mais vontade e determinação em aprender algo novo.

  • Determinação;

Um bom vendedor sabe o que tem que ser feito para alcançar os seus objetivos.

  • Proatividade;

Um bom vendedor antecipa as necessidades do mercado e soluciona problemas antes mesmo que seja requisitado.

  • Adaptabilidade;

Um bom vendedor esta apto a mudar de estratégia ou de posicionamento para busca um resultado cada vez melhor.

Essas características são necessárias para que o vendedor possa superar os obstáculos comuns à toda venda, e que se concentram, majoritariamente, nas objeções dos clientes.

Um bom vendedor é habilidoso para planejar suas vendas, conhecer cada cliente, ouvi-lo, adaptar seus argumentos, demonstrar conhecimento e autoridade e para negociar. Sem esse perfil, dificilmente será possível se tornar um vendedor que atinge grandes resultados.

Mas, tudo isso requer uma forma dinâmica de trabalho, no qual o vendedor nunca estagna na mesma coisa, pois sempre desbrava novos caminhos para alcançar seus objetivos. Em suma, todo bom vendedor é capaz de se tornar um grande empreendedor.

Quais qualidades necessárias para um bom vendedor?

Hoje em dia, as empresas, em geral, investem pesado em treinamento para vendedores, de forma que eles possam se adequar à cultura da empresa que representam e ao produto que desejam vender. São novas técnicas e inspirações que servem para aumentar o grau de conhecimento deste profissional.

Técnicas de comunicação, escuta ativa, vendas e marketing: tudo isso pode ser ensinado para que um bom vendedor aprimore o seu trabalho. Existem qualidades que o profissional simplesmente deve ter, ou desenvolver, porque elas têm mais a ver com o perfil do vendedor.

Você também vai se Interessar:  Fiocruz entrega 550 mil doses de vacina Covid-19 100% brasileira

Dentre essas qualidades, destacamos a adaptabilidade e a empatia, pois mesmo que a venda seja uma conversa rápida, a habilidade da empatia faz com que o vendedor não apenas identifique a dor do cliente, mas humanize a jornada de compra. Essa é uma característica essencial para o vendedor (e para o setor) fidelizar a relação de compra e venda do cliente.

Além da comunicação e da habilidade de ouvir e compreender, um bom vendedor deve ser, em iguais medidas, um bom planejador e executor. Ele precisa saber traçar metas e ser capaz de chegar até ao fim, através de ações meticulosamente planejadas. E, além disso, é importante ele utilizar métricas confiáveis e saber analisá-las para entender os resultados dos seus trabalhos.

Aquele estereótipo do “falastrão”, que convence a todos no “talento”, ficou para trás há muito tempo. De fato, o vendedor deve saber se relacionar, criar networking e ser agradável, mas isso também deve fazer parte do seu arsenal de técnicas. Dentre muitas qualidades, o bom vendedor é um profissional contumaz.

4.8/5 - (180 votes)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.