Copy para landing page: convertendo mais!

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Copy para landing page: convertendo mais!

Copy para landing page: convertendo mais!

Em um site, é possível criar uma série de páginas que oferecem conteúdos relevantes para os leitores. No entanto, as chances dessas páginas conseguirem apresentar uma conversão satisfatória são muito baixas. Por isso, é indispensável apelar para o copywriting em landing pages de vendas, visto que se mostra uma estratégia infalível.

Por meio do copy, é possível não apenas ter um volume elevado de leads, mas também gerar um ponto de apoio para alimentar cada um dos contatos recebidos com informações relevantes, entregues pontualmente. A partir desse ponto, a conversão começará a acontecer de maneira espontânea. Veja mais neste artigo.

Quais são os elementos necessários para converter mais?

Existem alguns elementos que não podem faltar em uma landing page quando o assunto é conversão. São esses mesmos elementos que se tornam responsáveis por deixar o conteúdo mais relevante e atrativo para o público, que deverá ser visto como o principal alvo dessa contínua exposição de informações.

Confira, abaixo, quais são os itens que não podem faltar.

Títulos que chamam a atenção

É importante que os títulos sejam capazes de convencer os leitores a acessarem uma determinada página e, também, a se interessarem para navegar pelo resto do conteúdo. Por isso, uma landing page não pode abrir mão dos títulos chamativos, também conhecidos por H1, que garantirão um bom funcionamento da estratégia.

No entanto, não é apenas isso que fará a diferença para os leitores. Também será preciso deixar duas informações muito claras:

  • Do que se trata o conteúdo;
  • O que o conteúdo pode fazer pelo leitor.
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É necessário que ambos os questionamentos sejam resolvidos logo no título da página. Isso deve ser seguido à risca, tendo em vista que o leitor está buscando algo que seja capaz de solucionar as suas dores.

Pontos que servem como âncora para a leitura

Os chamados “pontos âncora” de leitura merecem ser mencionados, pois constituem uma estratégia importante de copy. Afinal, ninguém, ou quase ninguém, se dá ao trabalho de ler todas as informações que estão presentes em uma página da web, especialmente porque os usuários priorizam a otimização de seu tempo.

Então, da mesma maneira que deve ser feito com um e-mail marketing, apenas informações relevantes serão priorizadas pelos usuários. Por isso, obter um texto escaneável para a sua página é mais do que necessário, permitindo que os leitores passem os olhos por alguns trechos e, automaticamente, consigam entender do que se trata.

De fato, o texto completo facilita o entendimento por parte dos leitores. Ainda assim, ele não será 100% aproveitado por quem tem pressa. Uma boa estratégia para destacar os pontos âncora é utilizando o negrito, selecionando informações que são realmente relevantes para aquele conteúdo.

Subtítulos que trazem explicação

Assim como acontece com os títulos, que devem ser chamativos, os subtítulos também precisam ter a sua força valorizada. É por meio deles que os leitores poderão ficar presos ao conteúdo, interessados em cada uma das palavras que virão a seguir, da mesma forma que haverá um convencimento para clicar no botão de CTA.

O ideal é que o subtítulo funcione como um complemento direto para o título escolhido. Assim, todas as pessoas que acessarem aquela landing page poderão entender do que se trata, como ela funciona e quais benefícios poderão adquirir ao consumir o que ela propõe.

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CTA relevante

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O Call to Action não pode faltar em nenhuma landing page que deseje ter uma boa conversão. É por meio dele que haverá uma captação de leads para gerar e-mail marketing de qualidade, obtendo uma maior conexão entre a empresa e os usuários interessados em seu conteúdo.

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Com o CTA, as chances de convidar as personas para continuarem acompanhando seu conteúdo ou para informá-los sobre promoções e eventos relevantes acabam aumentando. Isso fará com que o visitante não se esqueça, de maneira tão simples, da marca que acabou de visitar.

Dicas para construir CTA’s relevantes são:

  • mostre para os visitantes o quão relevante é o serviço oferecido pela empresa;
  • utilize verbos no imperativo, mostrando que alguma ação precisa ser realizada como “compre”, “leia”, “inscreva-se”;
  • traga um pouco de pessoalidade para o texto;
  • demonstre autoridade acerca do assunto abordado.

Legendas para as imagens

Ainda que as imagens sejam extremamente relevantes para uma landing page, especialmente por causa do apelo visual que elas proporcionam, é importante que sejam acompanhadas por legendas. Esse tipo de estratégia, de adicionar legendas, pode ser excelente para promover persuasão e garantir que os visitantes estejam atentos.

É importante que a legenda seja produzida de maneira curta, mas com um sentido completo e que seja coerente com a proposta da página. Assim, os visitantes poderão absorver determinada informação sem a necessidade de ler um texto extenso e, por muitas vezes, cansativo para aqueles que têm pressa.

Veja aqui alguns exemplos de copy para landing pages que poderão ajudar a compreender melhor a formatação.

Dicas para melhorar a conversão

Agora, para aproveitar ainda mais as estratégias de copywriting, está na hora de aprender a melhorar a conversão da sua landing page.

Vise a escaneabilidade

A escaneabilidade é um fator a ser levado em consideração quando o assunto é landing page com alta conversão. Um bom profissional de marketing é definido como aquele capaz de produzir conteúdos relevantes com parágrafos curtos e extremamente simples de ler, exatamente como manda a regra.

A escaneabilidade tem a ver com a capacidade de produzir um conteúdo relevante em poucas palavras, com sentido completo e que faça a diferença na vida do visitante da página. Então, para fazer uma copy escaneável, o ideal é começar com parágrafos e frases curtas, além de adicionar bullet points e elementos visuais.

Deixe as coisas menos complicadas

Por fim, para fechar as dicas com chave de ouro, é importante descomplicar. Afinal, quem acessa a sua página quer ir direto ao ponto, sem a necessidade de ficar procurando um manual de instruções para chegar ao objetivo. É claro que produtos complexos exigem um copy mais rebuscado, mas o cliente precisará entender a mensagem transmitida.

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Uma landing page não deve abrigar legendas e textos grandes, volumosos. Ainda que o nicho esteja voltado para um mercado criativo, a linguagem deve ser de fácil compreensão, com toques de simplicidade, mas sem deixar de lado o desejo de convencer o leitor a executar determinada ação.

Agora que você entende como funciona o copy para landing pages, invista em um conteúdo de grande relevância para os visitantes da sua página.

 

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