7 super dicas de marketing para pequenas empresas

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7 super dicas de marketing para pequenas empresas

7 super dicas de marketing para pequenas empresas

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7 super dicas de marketing para pequenas empresas –  Captar novos clientes sempre será uma tarefa essencial para pequenas empresas que visam crescer exponencialmente. Quando uma empresa passa por um momento de estagnação, e não alcança esses novos clientes, por consequência ela para de crescer. Para que isso não aconteça, o empreendedor poderá fazer um bom uso do poder do marketing em seu benefício. 

7 super dicas de marketing para pequenas empresas

Vale ressaltar que qualquer que seja o trabalho de marketing para pequenas empresas, os seus resultados não serão visíveis de um dia para o outro, todo trabalho de marketing digital demanda tempo, pesquisa, estratégias e claro muito esforço daquele que o aplica. A boa notícia é que neste artigo, a ZagSites uma agência de marketing digital em goiânia, reuniu para você 7 dicas que poderão ser aplicadas em benefício do marketing da sua pequena empresa. 

1. O e-mail Marketing

O e-mail marketing é uma das melhores maneiras para apresentar a sua pequena empresa. Além de ser uma ferramenta prática, o e-mail marketing ainda é fácil de administrar e pode ser uma estratégia bem econômica para sua empresa. Com um planejamento eficiente, você poderá trazer de volta para o seu site, aqueles que passaram e não efetuaram suas compras, o famoso cliente de “carrinho abandonado”. O e-mail marketing também é um ótimo aliado quando o assunto é segmentar grupos específicos, você conseguirá executar essa função através da sua base de dados. 

Sem contar, que o e-mail marketing é perfeito para captar a atenção dos seus clientes e consecutivamente mantê-los ativos e engajados com sua empresa através do seu site e redes sociais.

Para lhe auxiliar nesse momento, abaixo está uma lista de ações que devem ser consideradas ao utilizar o e-mail marketing:

  1. Faça uso recorrente de um boletim informativo. Essa ação irá promover o relacionamento entre marca, cliente e produtos
  2. Ofereça descontos e cupons promocionais através da corrente de e-mail marketing
  3. Quando desejar promover eventos, não se acanhe de utilizar o e-mail marketing
  4. Gere conexão e familiaridade entre marca e consumidores compartilhando conteúdos exclusivos através do e-mail marketing
  5. Use estratégias de captação de dados com o e-mail marketing. Ofereça brindes em troca do e-mail de seus consumidores.
  6. Não se esqueça de que algumas pessoas podem não gostar de receber tais e-mails, assim forneça maneiras fáceis para que ambas possam optar por não receber 
  7. Mantenha acompanhamento constante sobre os resultados das suas estratégias de e-mail 
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Atente-se sempre de que suas estratégias de e-mail marketing estão alinhadas à sua visão de negócio e aos seus objetivos. 

 

2 – Expanda o reconhecimento da marca

Uma das etapas mais importantes dentro das estratégias de expansão de uma marca é elevar o seu reconhecimento. Para isso, se faz necessário, tornar-se conhecida, o quanto antes e pelo maior número de pessoas possíveis, de preferência aquelas que lhe interessam como público e consumidoras. Uma boa dica é planejar estratégias através das mídias sociais, onde a sua marca é estabelecida e posicionada como líder em seu nicho. Busque por parcerias entre influenciadores se necessário. 

Em toda suas estratégias, vise a reputação da sua marca, quanto mais forte, experiente, segura e profissional ela aparenta maior serão suas chances de conversões. Os clientes em sua maioria buscam por empresas líderes de mercado, que possam confiar e que o encorajam a comprar. 

Nunca deixe de lado o atendimento ao cliente, não basta seu site ser incrível, sua identidade visual ser atraente, seu conteúdo textual ser convincente se o seu atendimento deixar a desejar. Os seus clientes precisam sentir que todo o relacionamento com a sua empresa é uma experiência positiva, durante o atendimento seu cliente deve ser respeitado, escutado com atenciosidade, informado sobre todos os benefícios do seu produto e suas dúvidas devem ser sanadas por completo.

 

3- Seja detalhista em relação ao seu plano de marketing 

O sucesso do marketing de sua empresa está intrinsecamente ligado a um plano detalhado. Com um plano detalhado em mãos você irá sentir mais segurança na hora de agir, saberá também como e quando deve agir. Recomenda-se que o seu plano de marketing inclua a etapa por etapa, juntamente ao cronograma que se espera concluir cada etapa.  

Um plano estratégico de marketing eficiente certamente incluiria coisas como: 

  • Identificação do seu público-alvo 
  • Elaboração de personas para cada estratégia que visa alcançar públicos diferentes  
  • Estabelecer uma lista de conteúdos que visa compartilhar com o seu público
  • Elaboração de  presenças online, seja através das suas próprias redes sociais, de outros e sites. 
  • Por fim, elaborar um calendário de marketing que visa apontar os melhores dias e horários para postagens, e-mail marketing e exibição de anúncios no geral. 

Você espera que sua marca seja reconhecida e sua empresa sucedida? Então separe um momento para que os componentes acima sejam detalhados e colocados em pauta. 

 

4 – Atenção ao marketing de Conteúdo 

Engana-se quem acredita que para criar marketing de conteúdo necessita de um grande investimento, não, pelo contrário, o marketing de conteúdo poderá ser criado por você mesmo, desde que você possa reservar um tempo para estudar, elaborar e construir esse conteúdo. Todo esse processo pode demandar um período grande de tempo, caso você deseje criar tudo de uma só vez, mas nada lhe impede de ir no seu tempo, o importante é começar a criar.

Você poderá escrever artigos para um blog dentro do seu site, filmar e editar vídeos educativos que envolvam algum tipo de tutorial relacionado ao seu produto e/ou serviço, como também tirar fotos legais do seu produto ou que represente o seu serviços para iniciar postagens através do instagram e pinterest.

O marketing de conteúdo é que lhe trará resultados orgânicos, quanto maior o número de conteúdo criado e divulgado maior será as suas chances de receber conexões e conversões através dos mecanismos de buscas; 

Lembre-se que o marketing de conteúdo deve visar oferecer algo de valor, bem estruturado e altamente relevante para o seu público. Desta forma você irá conquistar a confiança do seu público, manter ele próximo e gerar conversões.  Estude as tendências em relação a como incorporar o seu seu marketing de conteúdo.

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Aqui estão algumas dicas sobre marketing de Conteudo:

  • Contato direto através das redes sociais. Onde você poderá conectar com os seus clientes em tempo real.
  • Apresentação em podcasts e lives onde sua marca irá alcançar um número grande de assistidos e a depender do meio e suas estratégias você terá grandes resultados em relação ao reconhecimento de marca. 
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5 – SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) 

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A otimização para  mecanismos de buscas é sem dúvidas uma estratégia importantíssima para o marketing de uma empresa, mas quando o assunto são empresas de pequeno porte o trabalho de SEO pode ser considerado um fator estressante já que a experiência sobre o assunto pode ser pouca quando não nula.

A recomendação geral é que você contrate um profissional especialista na área para que possa lhe auxiliar e elaborar um planejamento eficiente para que sua classificação seja no Google e/ou Bing possa a cada vez mais alcançar posições atrativas. 

O SEO poderá ser utilizado para: 

  • Elevar o tráfego do seu site e/ou loja virtual
  • Melhorar sua classificação quando o assunto é pesquisa orgânica 
  • Direcionar um número maior de lead para a sua empresa

Uma ótima função do SEO é viabilizar conexões locais, ou seja, uma otimização de buscas que visa atrair leads locais, próximos da sua loja ou escritório. Essa poderá ser uma estratégia destaque quando a ideia é oferecer produtos e/ou serviços para um público local. Para maior aproveitamento, você poderá ativar o Google Meu Negócio, tornando sua presença online melhor posicionada de forma simples e intuitiva. 

 

6. Marketing de vídeo

Quando se escuta as palavras Marketing de Vídeo o empreendedor logo sente um receio, sobre como fazer, onde fazer, medo de aparecer, e investimento curto.

Porém, o marketing de vídeo pode ser executado de formas simples, seja através de um vídeo curto, com animação e/ou troca de imagens acompanhado de uma dublagem esclarecedora, ou até mesmo uma direção e edição completa com roteiro e atores profissionais. São inúmeras as possibilidades, a depender do material que você busca gerar e do quanto possui para investir. 

Uma coisa é muito importante, a sua criação de vídeos deve necessariamente manter um padrão de qualidade e conteúdo, isso propiciará atrair espectadores que possivelmente poderão se tornar possíveis clientes. Os seus espectadores, devem conseguir identificar seu estilo de fala, de conteúdo e manter essa consistência só irá beneficiar sua marca. Se possível, divulgue esses vídeos, não só em seu canal do youtube, como também em redes sociais diversas e no seu site.  

Para maior viabilização, separamos algumas dicas das ações mais recomendadas para o seu marketing de vídeo: 

  • Elabore um roteiro para cada vídeo, mesmo que caseiro, para que em toda criação exista começo, meio e fim e siga um padrão. O roteiro deve ser fluido, comunicação simples e se possível curto. 
  • Sua comunicação deve ser consistente durante todo o vídeo, para que assim os seus telespectadores saiba sempre o que esperar de você
  • Lembre-se de não adicionar muitas informações em um único vídeo. Acreditamos que você quer informar ao máximo seus espectadores, mas quanto mais informações mais dúvidas possam surgir. Divida seu conteúdo com explicações orgânicas.  
  • Utiliza em todos os seus vídeos, uma chamada para ação. Direcione-os a cumprir uma ação após o término do vídeo. 

Para empresas que buscam alcançar um grande número de pessoas, que estão até mesmo fora do seu alcance territorial e construir uma marca forte e bem posicionada na internet, o marketing de vídeo é a maneira mais eficaz. Basta seguir as práticas recomendadas e criar vídeos que captem a atenção do seu público. 

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7. Design do site

Além de uma funcionalidade excelente, o design do seu site também conta e muito, quando o assunto é estratégias de marketing. Tudo no seu site, do conteúdo aos produtos, devem ser de fácil acesso e intuitivo.

O seu público não pode ter dificuldades  na hora de acessar o seu site. O seu site deve estar apto para ser acessado de diferentes dispositivos, como desktops, smartphones, notebooks e tablets, para isso ele deve seguir um desenvolvimento de páginas responsivas. 

Garanta que todos os links e botões do seu site estejam funcionando normalmente, que as páginas não estejam quebradas e que não haja erros ortográficos. Contribua com o seu site através de artigos relacionados ao seu nicho. Agregue o seu atendimento, com um formulário para contato simples e rápido, para quem busca um atendimento humanizado e mais acessível opte por um botão direto para whatsapp. 

Neste tópico, vale ressaltarmos novamente o trabalho de Otimização dos Mecanismos de Buscas. Ao incluir palavras-chaves no seu conteúdo de páginas, tanto nas intitulações como no corpo do texto pode ser uma ótima estratégia para que a página em questão alcance o seu público.

Para bons resultados, um site forte é primordial, especialmente importante para empreendedores que visam converter o maior número das suas vendas através deste site, logo, entender que todo o trabalho, dinheiro, profissionais envolvidos  sobre o seu site não são atoa, é um investimento que lhe trará um grande retorno.  

Acompanhe as visitas que ocorrem dentro do seu site 

Uma das melhores formas de identificar falhas, pontos positivos e pontos que podem ser melhorados dentro do seu site é através de uma análise minuciosa sobre quem entra no seu site, as páginas visitadas, o tempo de duração desta visita e as taxas de conversão. Para conseguir essas planilhas para análise você poderá usar ferramentas como o Google Analytics, e até mesmo incorporar um rastreamento das suas campanhas publicitárias com o Google Ads e Google Adwords. 

Conclusão

Se você ainda não se sente seguro o suficiente para trabalhar com eficiência o seu marketing digital, não se preocupe, isso é normal, e apenas a prática lhe trará segurança. Tirando a sorte de principiante de jogo, você nunca acertará na primeira tentativa, mas quanto antes você dar início às suas práticas e se aprofundar sobre o seu mercado, público  e aperfeiçoar as suas estratégias de marketing, você alcançará bons resultados. 

 

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