Como fazer marketing de mídia social para pequenas empresas

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O marketing de mídia social para pequenas empresas tem tudo a ver com estratégia.

Embora as empresas tenham muitos recursos e tempo dedicados, as pequenas empresas precisam ser mais flexíveis, ágeis e criativas.

É preciso ser inteligente sobre como usar a mídia social para atingir seu público-alvo.

A seguir, conheça dicas de marketing de mídia social que sua empresa precisa para marketing de mídia social.

Por que usar a mídia social para sua pequena empresa?

Se você possui um negócio, provavelmente já teve um tempo para pesquisar marketing de mídia social para pequenas empresas. 

E com razão. Existem agora 4,2 bilhões de usuários ativos de mídia social. Isso é quase o dobro do que era há cinco anos, em 2017. 

Esses usuários gastam em média 2 horas e 25 minutos por dia nos canais sociais. Além do mais, a mídia social não é mais apenas para grandes empresas. 

Na verdade, 71% das PMEs usam a mídia social para se promover e 52% das PMEs postam uma vez por dia. Se você quiser competir, você precisa estar online. 

A seguir descubra cinco boas razões para usar a mídia social para o marketing do seu negócio.

1 – Aumento do reconhecimento da marca.

Uma estratégia de marketing de mídia social bem executada aumentará a visibilidade do seu negócio. 

Quando você cria conteúdo interessante e relevante, as pessoas ouvem com seus seguidores, aumentando seu alcance e exposição. 

Quanto mais sua marca estiver exposta on-line, maiores serão as chances das pessoas se familiarizarem com ela e se tornarem clientes.

2 – Conheça melhor os clientes.

Quanto você realmente sabe sobre seus clientes? 

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Embora você possa ter algumas informações, a mídia social pode ajudá-lo a obter informações mais específicas sobre seus interesses, necessidades, comportamentos e desejos. 

Esses dados valiosos do cliente podem ser usados ​​para melhorar sua estratégia de marketing de mídia social e garantir a criação de conteúdo para seu mercado-alvo.

3 – Conhecer melhor os concorrentes.

Seus concorrentes estão por todas as redes. Provavelmente, eles estão à espera da sua presença nas mídias sociais. 

Ao observar o que eles fazem, você pode não apenas ter algumas ideias sobre sua própria estratégia, mas também aprender o que funciona para eles e o que não funciona.

Esses dados do concorrente são uma parte importante da criação de uma estratégia de marketing de mídia social de sucesso.

Não tenha medo de olhar além de seus principais concorrentes e se inspire no sucesso de empresas de todos os setores.

4 – Construção de relacionamentos de longo prazo com clientes.

A mídia social não é apenas postar fotos ou vídeos. Também envolve a construção e manutenção de relacionamentos com os clientes.

Essas são as pessoas que compram seus produtos e serviços e cozinham o marketing boca a boca para os seus amigos, por isso é importante trabalhar e solidificar esses laços.

Mostre que você se importa com seus clientes e a experiência deles com sua empresa ajuda muito a garantir esses relacionamentos de longo prazo. 

À medida que os usuários seguem e apreciam seu conteúdo, você aumenta seus algoritmos sociais e ganha mais alcance gratuitamente.

Lembre-se, o usuário médio da Internet tem, pelo menos, 4 contas de mídia social, então você pode encontrá-los em diferentes plataformas para diferentes propósitos.

Por exemplo, você pode usar o Facebook para criar seu público e gerar leads e o Instagram para atendimento ao cliente.

6 dicas de redes sociais para pequenos negócios

É hora de começar a postar. Aqui estão algumas dicas de negócios de mídia social para você começar.

1 – Planeje seu conteúdo com antecedência.

O erro número um que as pequenas empresas cometem nas mídias sociais é postar conteúdo instantaneamente. 

Embora possa parecer mais fácil gastar um pouco de tempo todos os dias pensando no que postar, isso pode realmente ser mais demorado a longo prazo.

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Criar um calendário de conteúdo de mídia social pode ajudá-lo a planejar seu conteúdo com antecedência e evitar problemas de última hora. 

Além disso, criar conteúdo misto (por exemplo, posts de blog, imagens, infográficos, etc.) é mais fácil quando você tem tempo para pensar sobre isso.

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2 – Faça publicações cruzadas.

Uma forma de otimizar tempo, trabalho e recursos é utilizar uma estratégia de publicações cruzadas. Essa estratégia consiste em usar uma única mídia para postar em diversas redes sociais.

Você pode, por exemplo, postar vídeos no TikTok e aproveitá-los no Reels do Instagram ou Pinterest. 

Vale ressaltar que redes como Instagram punem contas que postam vídeos contendo marca d’água de outros aplicativos como TikTok e Kwai.

Por isso, é indicado que você use um removedor de marca d’água do TikTok para baixar seu vídeo sem a logo do aplicativo chinês e então poder postá-lo no Instagram como se fosse original.

3 – Agende suas postagens.

Depois de configurar este calendário, você pode criar suas postagens sociais com antecedência e usar a ferramenta de agendamento para publicá-las automaticamente no momento certo.

Ferramentas de automação como chatbots e ferramentas de criação de conteúdo de IA também podem ajudá-lo a gastar menos tempo em marketing de mídia social.

4 – Comprometa-se com a gestão da comunidade.

Claro, postar conteúdo criativo é importante. Mas se você realmente deseja ver resultados de marketing de mídia social para pequenas empresas, precisa se comprometer com o gerenciamento da comunidade.

Gerenciamento de comunidade é o processo de construção de uma comunidade com clientes por meio de interações on-line. 

Isso pode incluir responder a comentários, responder a perguntas e interagir com os clientes nas mídias sociais.

Pense nisso como uma extensão do atendimento ao cliente. Você tem que se envolver com seu público tanto quanto você se envolve com eles. 

Dessa forma, você pode construir uma rede de clientes que se sentem conectados à sua marca e têm maior probabilidade de se tornarem clientes fiéis.

O gerenciamento da comunidade também é uma parte importante dos rankings de algoritmos de mídia social.

5 – Preste atenção às tendências.

Fique de olho nas tendências nas mídias sociais para saber o que as pessoas procuram quando se inscrevem em seus canais sociais. 

Isso ajuda você a criar o conteúdo certo que ressoa ao longo do tempo.

Formatos como Reels do Instagram, por exemplo, lançam tendências com alta frequência. Sendo assim, é importante que você fique atento às trends Reels do Instagram para se inspirar em seus conteúdos.

Essa prática fará com que sua rede social sempre esteja atualizada com as tendências que estão fazendo sucesso no momento.

6 – Venda produtos nas redes sociais.

Nos últimos anos, o marketing de mídia social cresceu para incluir o comércio social: a capacidade de vender produtos diretamente dos canais sociais. 

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Quase todas as plataformas sociais hoje em dia têm alguma forma de venda social. Existem lojas no Facebook e Instagram, Pins Compráveis ​​no Pinterest, TikTok Shop e muito mais.

O comércio social é uma estratégia especialmente útil para pequenas empresas de comércio eletrônico ou varejo. 

A beleza disso é que você pode reduzir muitos dos pontos de atrito que acompanham a venda online. 

Seus clientes em potencial já estão nas mídias sociais, portanto, não precisam passar pelo processo de visitar seu site e navegar até as páginas de seus produtos. 

E como você pode encontrá-los onde já existem, você tem mais chances de fazer uma venda.

7 – Use análises para orientar as orientações futuras.

Mesmo para pequenas empresas, é importante acompanhar que está funcionando e que não está nas mídias sociais. 

As ferramentas de análise de mídia social podem ajudá-lo a acompanhar seu progresso ao longo do tempo e identificar quais postagens geraram mais engajamento.

Esses dados podem ser extremamente valiosos ao planejar conteúdo futuro. Se você achar que um determinado tipo de postagem tem um bom desempenho, tente replicar esse sucesso com postagens futuras. 

Se você achar que um determinado tipo de postagem está com baixo desempenho, experimente um novo conteúdo e veja se consegue encontrar uma maneira melhor de alcançar seu público.

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