Como fazer balanço patrimonial corretamente?
Como fazer balanço patrimonial corretamente? – Usar uma planilha de balanço patrimonial pode melhorar o controle financeiro e o planejamento estratégico de uma empresa. Além de ser uma prática que facilita a prestação de contas e pagamento de tributos de uma empresa.
Como fazer balanço patrimonial corretamente?
Fazer o controle financeiro de uma empresa nem sempre é simples e envolve diversos processos. Sabemos que no dia a dia é essencial fazer um acompanhamento de perto de receitas, despesas e outros indicadores financeiros.
Mas, conhecer os conceitos e outras ferramentas que fazem parte da gestão financeira e contábil de um negócio também deve ser uma prioridade.
Normalmente, quem está começando a empreender nem sempre sabe o que são e pra que servem determinados controles. E uma das maiores dúvidas que surge no primeiro ano de uma empresa é sobre o balanço patrimonial.
Para entender mais sobre isso e descobrir como fazer corretamente esse processo, continue lendo esse texto.
O que é e para que serve o balanço patrimonial?
O balanço patrimonial é um relatório contábil utilizado para apresentar a situação econômica de uma empresa. Nesse documento estão descritos os bens, direitos, recursos e investimentos do negócio.
Esse balanço contábil tem funções muito importantes dentro de uma empresa, como:
- identificar o comportamento financeiro da empresa
- analisar o uso dos recursos financeiros
- facilitar o planejamento tributário
- ajudar no planejamento estratégico e tomadas de decisão
- fornecer os dados contábeis e financeiros para investidores
O que levar em conta para usar uma planilha de balanço patrimonial?
Apesar de causar muitas dúvidas, com a ajuda de uma planilha de balanço patrimonial é possível fazer esse relatório de maneira mais prática. Ainda assim, é preciso entender o que precisa constar nesse documento e o que significa cada um desses itens.
O balanço patrimonial é dividido em três partes que tratam de itens diferentes:
Ativos
Os ativos se resumem em tudo que pode ser convertido em dinheiro, como por exemplo máquinas, imóveis, produtos, etc. Assim, fazem parte dos ativos os bens, direitos e recursos da empresa.
Esses itens ainda são divididos em duas categorias:
Ativos circulantes:
Que podem ser convertidos em dinheiro no período de um ano.
- dinheiro em caixa
- contas a receber
- aplicações de curto-prazo
- valor do estoque
Ativos não circulantes ou de longo prazo:
Que precisam de mais de um ano para serem convertidos em dinheiro.
- investimentos de longo prazo
- imóveis e propriedades
Passivos
Já os passivos são as obrigações financeiras da empresa como o pagamento dos funcionários, custos de produção, tributos e empréstimos, por exemplo.
Essas despesas também são divididas em duas estruturas na planilha de balanço patrimonial:
Passivos circulantes:
São as despesas, dívidas e pagamentos que têm prazo de vencimento inferior a doze meses.
- aluguel e contas administrativas
- pagamento de juros
- impostos
- folha de pagamento
Passivos não-circulantes:
Aqueles que têm prazo maior do que um ano, como empréstimos de longo prazo, por exemplo.
- empréstimos de longo prazo
- dívidas de longo prazo
Patrimônio Líquido
O patrimônio líquido é a soma de todos os recursos da empresa. Ou seja, ele é a diferença entre o total de ativos e o total de passivos.
O resultado desse cálculo fornece o resultado financeiro que o negócio teve no último ano.
Como fazer o Balanço Patrimonial de uma empresa
Agora que você já entendeu quais são os pontos considerados na planilha de balanço patrimonial da empresa, vamos te ajudar a colocar isso em prática.
Quando fazer o balanço patrimonial?
Para fazer um melhor controle financeiro, você pode elaborar esse documento mais vezes no ano. No entanto, é preciso saber que esse relatório precisa ser feito obrigatoriamente a cada 12 meses.
Isso porque ele é uma das obrigações contábeis de uma empresa e deve ser apresentado, junto a outros demonstrativos, de acordo com o artigo 176 da Lei 6.404/76.
Existem Cursos de Excel Online que vai te ensinar aplicar conhecimentos contabeis dentro do excel para você ter mais controle dos dados e melhorar os relatorios todos baseados em Excel, é só fazer o Curso!
O que você precisa para fazer o balanço contábil
Outra coisa essencial para fazer o balanço contábil é ter uma boa gestão financeira da sua empresa. Fazer um acompanhamento detalhado de todas as fontes de receitas, as despesas, os bens e as dívidas da empresa vai facilitar muito o preenchimento da planilha de balanço patrimonial.
O Serviço de Balanço Patrimonial e essencial para uma boa gestão contábil de qualquer empresa, principalmente em empresas onde são geridas por profissionais liberais, nesse caso a atenção deve ser redobrada, principalmente em Contabilidade para Médicos, Odontólogos, Advogados e demais profissionais, onde a contabilidade deve orientar e gerir mais de perto com o proprietario da empresa.
Indique todos os ativos
Liste todos os ativos do período levado em consideração, separados entre circulantes e não-circulantes. Calcule o subtotal de cada classificação e o Total dos Ativos.
Indique todos os passivos
Também adicionou todos os passivos circulantes e não circulantes da empresa no último ano. Nesse caso também é preciso calcular os subtotais e total de Passivos.
Calcule o patrimônio líquido
Nessa parte basta subtrair os todos os passivos do valor dos ativos, na seguinte fórmula:
Patrimônio Líquido = Total dos Ativos – Total dos Passivos
Faça todos os cálculos necessários
Além de calcular os ativos e passivos e patrimônio líquido, um dos principais pontos do balanço contábil são os cálculos dos principais indicadores. Essas fórmulas vão levar a conclusão sobre o resultado da empresa.
- Indicadores de rentabilidade
Giro de Ativos = Vendas / Ativo total
Retorno sobre os Ativos = Lucro líquido / Ativo total
Retorno sobre Patrimônio Líquido = Lucro líquido / Patrimônio líquido
- Indicadores de liquidez
Liquidez imediata = Disponível / Passivos circulantes
Liquidez corrente = Ativo circulante / Passivo circulante
Liquidez seca = (Ativos circulantes – Estoques) / Passivos circulantes
Liquidez geral = (Ativos circulantes + Realizável em longo prazo) / (Passivo circulantes + Exigível em longo prazo)
- Indicadores de Endividamentos
Grau de endividamento = Passivo / Patrimônio líquido
Endividamento = Passivo total / Ativo total
Classifique as contas patrimoniais
Por fim, basta classificar os resultados, quando positivos como lucro, quando negativos como prejuízo.
Sabemos que esse documento contém muitas fórmulas e dados e pode parecer complexo. No entanto, as empresas que fazem um controle financeiro eficiente, acompanhando o fluxo de caixa e documentando todas as movimentações financeiras conseguem fazer esse processo com facilidade.
A planilha de balanço patrimonial é uma ferramenta que te ajuda a identificar e calcular os resultados. Basta preencher os valores nos espaços indicados e realizar com cálculos que relatamos acima.
Além de ser uma obrigação contábil, essa pode ser uma excelente ferramenta para indicar os melhores caminhos na hora de fazer o planejamento estratégico do ano seguinte.
Dicas de Conteúdo de Balanço Patrimonial que Cai nas Provas do Enem
Não deixe de estudar Contabilidade para o Enem, pois esse conteúdo é cerca de 30% da prova de matemática para a somatória dos 1000 pontos, estude bem para o Enem e não se esqueça da redação.
O resultado das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já está disponível para consulta. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antecipou a divulgação dos resultados finais do exame de sexta-feira (11) para hoje.