Como economizar gastos no dia a dia

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Atendimento ao Cliente
em agosto 30, 2021

Como economizar gastos no dia a dia – Manter um carro requer diversas atitudes preventivas, principalmente para evitar gastos excessivos.

Como economizar gastos no dia a dia

Uma das principais preocupações de quem necessita do carro para se locomover é encontrar alternativas para economizar no dia a dia. Na hora de comprar um veículo, por exemplo, quem opta por marketplaces de carros, como a Karvi Brasil, já consegue garantir bons preços. Mas é possível economizar de várias formas, desde a forma de dirigir até agindo positivamente para sempre manter o veículo em um bom estado de conservação.

 

Faça manutenção preventiva

A manutenção rotineira é uma das principais dicas para você sempre economizar, com ela é possível corrigir possíveis falhas antes que elas aconteçam, evitando trocas de peças ou até mesmo um gasto excessivo com o mecânico.

Além disso, ajuda a manter o veículo sempre conservado, sendo um comportamento que influencia na melhora do valor de troca, caso você decida trocar de carro.

Outro ponto importantíssimo da manutenção é que ela garante mais segurança no dirigir, prevenindo diversos problemas, ou seja, trata-se de um investimento com retorno garantido.

 

Dirija sem forçar o carro

Muitos motoristas acabam gastando uma quantidade alta de combustível pelo fato de não tomarem determinados cuidados na forma de dirigir. Acelerar muito, reduzir marchas ou frear bruscamente influenciam no gasto e também exige mais dos componentes.

Portanto, ao dirigir com cuidado e também em respeito aos limites de velocidade, certamente você estará economizando em muitos sentidos, inclusive evitando possíveis colisões.

Nesse sentido, outra dica fundamental é manter a calibragem dos pneus em dia. Dessa maneira, o atrito com o chão será menor, reduzindo o consumo de combustível.

 

Opte pelo combustível mais vantajoso

A alta no preço do etanol e gasolina tem sido uma constante. Para sempre optar pela melhor escolha, a dica é fazer a comparação dos valores para sempre abastecer com o mais em conta.

Enquanto a gasolina geralmente está com um preço mais elevado, o etanol rende menos nos deslocamentos. Por isso, é importante sempre fazer um cálculo para determinar o combustível ideal. Ele funciona da seguinte forma:

  • Multiplique o valor do litro da gasolina por 0,7. Se o resultado for menor ao preço do litro do etanol, vale a pena escolher a gasolina. Do contrário, não.

 

Analise o estado dos pneus

Muitos motoristas gastam valores consideráveis quando necessitam trocar de pneus justamente pelo fato de não fazerem um acompanhamento ao longo da vida útil dos mesmos.

Além da calibragem com a pressão correta, é preciso sempre praticar outros cuidados que ajudam na conservação dos pretinhos. Entre eles, podemos citar a direção defensiva, alinhamento e balanceamento nos períodos corretos.

Inclusive, quem mantém o carro sempre alinhado e balanceado evita até mesmo gastos excessivos de combustíveis, pois o veículo não sofre desníveis, sendo uma atitude que auxilia na economia.

 

Verifique os filtros e fluídos

Motoristas que mantêm os fluidos em bom funcionamento evitam desgastes que possam afetar a mecânica do carro, sendo uma atitude que contribui com uma maior sobrevida do motor.

Troque o óleo sempre na data correta e faça o serviço em locais especializados, sempre utilizando produtos de qualidade. Lembre-se de verificar o aditivo para radiador, ele evita a ferrugem e ainda ajuda a manter a temperatura do motor sempre estável, evitando o superaquecimento.

Caso o motorista deixe o filtro sujo, impurezas podem entrar no motor, influenciando negativamente no funcionamento, ou seja, sem uma devida manutenção, você pode amargurar um prejuízo considerável.

 

Mantenha o IPVA em dia e evite multas

Quem deixa o IPVA vencer pode ter o carro recolhido pelas autoridades, aumentando os gastos. Um dia de atraso no pagamento do imposto corresponde a 0,33% e, após 60 dias, os juros são fixos em 20% do valor do IPVA mais a taxa Selic, ou seja, a dica é sempre mantê-lo em dia, inclusive pagando à vista para obter um desconto atrativo.

Por fim, ande sempre conforme a legislação de trânsito, evitando multas e também pontos na CNH.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade