Como é composto um motor de carro? Saiba mais!
Você saberia explicar como é composto um motor de carro? Quantos tipos de motores existem? Estas são perguntas simples cuja resposta é um pouco mais complexa do que parece.
O motor é o coração de todos os carros. É uma máquina construída para converter o calor produzido pela explosão (no caso da gasolina) ou pela combustão (no caso do diesel) do combustível em um movimento com força suficiente para que as rodas girem e o veículo possa se mover.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como é composto um motor de carro, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Continue lendo para saber mais!
Como é composto um motor de carro?
Em carros com motores de combustão interna, há partes essenciais presentes em todos os mecânicos: cilindros, pistões, válvulas, cabeça do cilindro e muito mais.
Os motores a gasolina têm as partes essenciais descritas, mas quando se trata de combustão, é a vela de ignição que causa a explosão da mistura de combustível e ar, movendo os pistões e também as rodas dos carros.
Em motores a diesel, como os motores da Toyota Hilux diesel, a explosão ocorre automaticamente quando a mistura atinge uma temperatura muito alta e não possui velas de ignição.
Os motores elétricos consistem em uma série de elementos que transformam a energia elétrica, que carregamos na bateria, no movimento das rodas: bateria, motor, freio regenerativo, redutor de velocidade, diferencial, sistema regulador, inversor, retificador, transformador e controlador.
Os veículos híbridos têm um motor de combustão e um motor elétrico.
Tipos de motores
Nos carros, três tipos de motores podem ser distinguidos, de acordo com a energia que permite sua operação:
- Motores de combustão interna: eles alcançam sua operação graças à transformação do calor gerado pela gasolina ou qualquer outro combustível, na energia que o veículo precisa para se mover. Eles são e têm sido os motores mais comuns em muitos anos.
- Motores elétricos: a eletricidade é o combustível que coloca o motor em funcionamento. A energia elétrica é transformada em energia mecânica à medida que passa pelo rotor e pelo estator, que atuam como imãs produzindo um campo magnético para o carro se mover.
- Motores híbridos: eles são alimentados pela energia produzida através de propelentes elétricos ou pela combustão interna de combustível, principalmente gasolina. Ambos acabam produzindo energia mecânica. Ambos os tipos de fonte de alimentação do motor podem funcionar ao mesmo tempo.
Como é o funcionamento do motor?
No caso do motor a gasolina convencional, a cadeia de reações que atinge esse objetivo é colocada em movimento por uma faísca, que inflama uma mistura de vapor de combustível e ar comprimido dentro de um cilindro momentaneamente selado, fazendo com que a mistura queime rapidamente. À medida que a mistura queima, ela se expande e fornece energia.
Para suportar essa carga de trabalho pesada, o motor deve ser sólido o suficiente. Consiste em duas partes básicas: o bloco do motor e a cabeça do cilindro. O bloco do motor é o inferior e mais pesado, uma caixa para o movimento principal das peças do motor.
A cabeça do cilindro controla quais válvulas (entrada e exaustão) devem ser abertas e fechadas a qualquer momento. As válvulas de admissão permitem que a mistura de ar e combustível passe pelos cilindros, enquanto as válvulas de escape se abrem para que os gases produzidos após a combustão saiam.
O bloco também converte o movimento linear e alternativo dos pistões em movimento rotativo. Um tanque de óleo é aparafusado sob o bloco para que, acionado por uma bomba, todas as partes móveis sejam perfeitamente lubrificadas e a temida fricção não ocorra.
Geralmente, tanto o bloco quanto a cabeça do cilindro são feitos de ferro fundido. Embora o alumínio às vezes seja escolhido para a cabeça do cilindro porque é mais leve e dissipa o calor de forma mais eficiente.