Qual o valor da pensão por morte para os dependentes? – Seja Muito bem vindo ao Blog do Atendimento ao Atendimento! Uma dúvida que as pessoas digitam com frequência no google é qual o valor da pensão por morte para os dependentes? Essa é uma dúvida muito comum, inclusive chega a aparecer lá nas dúvidas frequentes do Google.
Qual o valor da pensão por morte para os dependentes?
Além da dúvida de quando pode ou não receber a pensão por morte do INSS, saber qual será o valor da pensão é algo que causa apreensão em diversas famílias. É preocupante não ter certeza se o valor que receberá cobrirá as necessidades econômicas dos dependentes.
Por esse motivo, você precisa saber como é feito o cálculo do benefício. Sobre a forma de distribuição, sempre será levado em conta a divisão de classes de dependentes, com a 1ª classe como maior prioridade.
Bo, chega de introdução e vamos logo responder o que interessa, qual o valor da pensão por morte para os dependentes.
Como é calculado o benefício para os dependentes
O valor do benefício utiliza como base o valor da aposentadoria da pessoa falecida, no momento de sua morte. Se ainda não era aposentado ou estava no período de graça, então será calculado em cima da quantia destinada a aposentadoria por invalidez.
Leia também: Quais e quando incide impostos sobre os imóveis?
Para pessoas falecidas antes de 13/11/2019, a divisão é feita com base em 100% do valor da aposentadoria do falecido ou o valor total que ele teria direito caso fosse aposentado por invalidez. Já os dependentes recebem de forma igualitária, mesma cota.
Já quem faleceu depois de 13/11/2019, divisão é feita de forma objetiva, onde 50% do valor é destinado ao dependente de 1ª classe e 10% do valor a cada um dos outros dependentes. Esse valor não pode ultrapassar o limite de 100%.
Regras para receber a pensão por morte
Existem algumas regras que devem ser levadas em conta, pois podem interferir no valor do benefício a ser recebido. Essas regras dependem da sua classe de dependente, da relação familiar com o falecido.
Confira abaixo as regras para o recebimento do benefício do INSS se você for filho ou cônjuge/companheiro.
Filhos
Caso não haja cônjuges/companheiros, os filhos receberão o mesmo percentual deles, ou seja, 50% do valor total da aposentadoria somados a 10% por dependente. Basta que fiquem atentos a idade máxima.
Para filhos, a pensão é aprovada até os 21 anos, depois disso será cancelada. Caso comprove algum tipo de deficiência aceita na Lei, você poderá receber a pensão sem cortes.
Cônjuges/Companheiros
Para cônjuges/companheiros o cálculo de recebimento do benefício é o mesmo do anterior: 50% do valor total da aposentadoria somados a 10% por dependente. O cálculo será feito com base na aposentadoria que recebia ou, se não recebia, será aposentado por invalidez e tudo será calculado com base neste valor.
A atividade da pessoa falecida influencia no cálculo?
Existe a pensão por morte para os trabalhadores urbanos e a pensão por morte para os trabalhadores rurais. Para ambos os casos, o tipo de cálculo será feito do mesmo jeito, com um a única diferença: Para a pensão por morte rural o valo mínimo da renda mensal sempre será de um salário-mínimo. Essa informação sem dúvidas não poderia faltar em um texto sobre qual o valor da pensão por morte para os dependentes.
Aqui, não existem regras que possam diminuir essa quantidade mínima. Independe do dia do óbito e da entrada do requerimento.
Agora a dúvida qual o valor da pensão por morte para os dependentes não faz mais parte da sua vida, mas pode ter outras pessoas com essa mesma dúvida, então, o que você acha de compartilhar esse texto em suas redes sociais para ajudar outras pessoas?