Qual o valor da pensão por morte para os dependentes?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Atendimento ao Cliente
em junho 7, 2022

Qual o valor da pensão por morte para os dependentes?

Qual o valor da pensão por morte para os dependentes? –  Seja Muito bem vindo ao Blog do Atendimento ao Atendimento! Uma dúvida que as pessoas digitam com frequência no google é qual o valor da pensão por morte para os dependentes? Essa é uma dúvida muito comum, inclusive chega a aparecer lá nas dúvidas frequentes do Google.

Qual o valor da pensão por morte para os dependentes?

Além da dúvida de quando pode ou não receber a pensão por morte do INSS, saber qual será o valor da pensão é algo que causa apreensão em diversas famílias. É preocupante não ter certeza se o valor que receberá cobrirá as necessidades econômicas dos dependentes.

Por esse motivo, você precisa saber como é feito o cálculo do benefício. Sobre a forma de distribuição, sempre será levado em conta a divisão de classes de dependentes, com a 1ª classe como maior prioridade.

Bo, chega de introdução e vamos logo responder o que interessa, qual o valor da pensão por morte para os dependentes.

Como é calculado o benefício para os dependentes

O valor do benefício utiliza como base o valor da aposentadoria da pessoa falecida, no momento de sua morte. Se ainda não era aposentado ou estava no período de graça, então será calculado em cima da quantia destinada a aposentadoria por invalidez.

Leia também: Quais e quando incide impostos sobre os imóveis?

Você também vai se Interessar:  Reserva do Bosque

Para pessoas falecidas antes de 13/11/2019, a divisão é feita com base em 100% do valor da aposentadoria do falecido ou o valor total que ele teria direito caso fosse aposentado por invalidez. Já os dependentes recebem de forma igualitária, mesma cota.

Já quem faleceu depois de 13/11/2019, divisão é feita de forma objetiva, onde 50% do valor é destinado ao dependente de 1ª classe e 10% do valor a cada um dos outros dependentes. Esse valor não pode ultrapassar o limite de 100%.

Regras para receber a pensão por morte

Existem algumas regras que devem ser levadas em conta, pois podem interferir no valor do benefício a ser recebido. Essas regras dependem da sua classe de  dependente, da relação familiar com o falecido.

Confira abaixo as regras para o recebimento do benefício do INSS se você for filho ou cônjuge/companheiro.

Filhos

Caso não haja cônjuges/companheiros, os filhos receberão o mesmo percentual deles, ou seja, 50% do valor total da aposentadoria somados a 10% por dependente. Basta que fiquem atentos a idade máxima.

Para filhos, a pensão é aprovada até os 21 anos, depois disso será cancelada. Caso comprove algum tipo de deficiência aceita na Lei, você poderá receber a pensão sem cortes.

Cônjuges/Companheiros

Para cônjuges/companheiros o cálculo de recebimento do benefício é o mesmo do anterior: 50% do valor total da aposentadoria somados a 10% por dependente. O cálculo será feito com base na aposentadoria que recebia ou, se não recebia, será aposentado por invalidez e tudo será calculado com base neste valor.

A atividade da pessoa falecida influencia no cálculo?

Existe a pensão por morte para os trabalhadores urbanos e a pensão por morte para os trabalhadores rurais. Para ambos os casos, o tipo de cálculo será feito do mesmo jeito, com um a única diferença: Para a pensão por morte rural o valo mínimo da renda mensal sempre será de um salário-mínimo. Essa informação sem dúvidas não poderia faltar em um texto sobre qual o valor da pensão por morte para os dependentes.

Você também vai se Interessar:  Codigo Banco BANCO BRASILEIRO DE CRÉDITO SOCIEDADE ANÔNIMA

Aqui, não existem regras que possam diminuir essa quantidade mínima. Independe do dia do óbito e da entrada do requerimento.

Agora a dúvida qual o valor da pensão por morte para os dependentes não faz mais parte da sua vida, mas pode ter outras pessoas com essa mesma dúvida, então, o que você acha de compartilhar esse texto em suas redes sociais para ajudar outras pessoas?

4.8/5 - (141 votes)

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade