Jornada de compra: benefícios e como fazer
A jornada de compra é um fator extremamente relevante e decisivo para estimular os consumidores a voltarem para uma determinada loja. É por meio da experiência de consumo que há a fidelização do público e, também, a propaganda orgânica graças à satisfação com todas as etapas.
Sendo assim, o seu desenvolvimento é extremamente necessário, oferecendo inúmeras possibilidades para que uma empresa cresça e se torne cada vez mais conhecida. Confira, neste artigo, quais são os benefícios dessa jornada e como ela pode ser aperfeiçoada em cada uma das etapas.
Benefícios da Otimização da jornada de compra
Sem dúvida alguma, a jornada de compra oferece uma série de benefícios para as empresas, principalmente para aquelas que estão dispostas a fazer algumas modificações e aperfeiçoar o seu modelo de negócio. Sabendo disso, as principais vantagens são:
- Identificar o momento mais adequado para a venda;
- Desenvolver um relacionamento positivo com o público;
- Compreender os hábitos, interesses e necessidades dos consumidores;
- Descobrir qual é o público-alvo mais indicado para o tipo de negócio;
- Otimizar as estratégias de marketing e vendas;
- Realizar vendas consultivas;
- Otimizar a gestão da carteira.
Jornada de compra e funil de vendas
O funil de vendas também é um elemento muito importante da jornada de compra. É por meio dele que se torna possível identificar os estágios onde cada cliente se encontra, além de saber como estabelecer um primeiro contato de forma adequada e pouco invasiva.
Em muitas ocasiões, os elementos encontrados no pós-venda também podem ser considerados uma etapa de funil, apresentando uma série de benefícios para que haja o acompanhamento da satisfação do consumidor e, consequentemente, ampliando a possibilidade de sua volta para realizar outras compras.
Topo do funil
O topo do funil pode ser encontrado na fase de descoberta da necessidade dos clientes. Isso quer dizer que é nesse momento em que o público consegue descobrir que possui uma necessidade ou um problema que precisa ser resolvido. Até o momento da descoberta, esse problema se mostra desconhecido.
Meio do funil
O meio de funil também interfere diretamente na jornada de compra. Essa etapa está relacionada com o momento do reconhecimento do problema, além da consideração da solução. É o instante onde os consumidores vão buscar compreender o que estão sentindo, o que precisam e, consequentemente, considerarão a compra em sua empresa.
É nesta etapa em que as marcas precisarão lidar diretamente com os leads. Eles nada mais são do que candidatos a clientes que buscam resolver todas as suas necessidades e problemas, mas que ainda não possuem um conhecimento amplo o suficiente para saber como fazer isso de forma assertiva e descomplicada.
Fundo do funil
Por fim, há o fundo do funil, onde a decisão de compra precisa ser tomada pelos consumidores. É neste momento em que os leads começam a ser qualificados nas etapas anteriores e encontram oportunidades para solucionar o seu problema. Nesse caso, eles estão quase prontos para passar por uma abordagem do time de vendas.
Como desenvolver a jornada de compra em cada uma das etapas?
Cada etapa da jornada de compra precisa ser desenvolvida por um método diferente. Os clientes precisam se sentir seguros e ter confiança na loja onde desejam comprar para que a sua escolha não tenha sido em vão. Por isso, confira, abaixo, quais são as melhores maneiras de desenvolver cada uma das etapas.
Aprendizado
Na fase de aprendizado, que é o estado inicial dos consumidores, o ideal é investir em marketing de conteúdo com publicações de teor mais simples, além de histórias de empresas que são semelhantes e que obtiveram sucesso. Isso vai levar o cliente à próxima etapa.
Reconhecimento
Durante o reconhecimento, uma fase de extrema importância para a jornada de compra, o ideal é começar a gerar uma necessidade de compra na vida do consumidor. Isso quer dizer que o ideal é gerar um conteúdo que apresente um gargalo que poderá ser resolvido utilizando a solução que a sua empresa oferece.
Consideração
Na etapa de consideração, há como utilizar o marketing de conteúdo com publicações mais avançadas e complexas, além de oferecer planilhas e outras ferramentas. Uma estratégia muito utilizada e bastante funcional é a de convidar os possíveis clientes para uma demonstração do produto ou do serviço.
Outras recomendações para essa fase estão voltadas para as palestras (webinar), infográficos que tragam estatísticas relevantes e anúncios. Esses mesmos anúncios precisam expor benefícios, recursos, novidades dos produtos e, também, pesquisas pagas que tragam termos que explicam o produto ou serviço oferecido ao público.
Decisão
Por fim, na última etapa da jornada de compra, que é a mais importante, o ideal é investir em anúncios de promoção, bem como em casos de sucesso, campanhas que mostram o quão forte a marca pode ser e outros conteúdos voltados para o perfil do público-alvo. Pesquisas pagas com palavras específicas do produto também são válidas.
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