Tipos de maquininha de cartão
Tipos de maquininha de cartão – Esse aparelho se popularizou muito no Brasil nos últimos anos, sendo especialmente utilizado por microempreendedores. Confira os diferentes tipos de maquininhas de cartão existentes no mercado!
Tipos de maquininha de cartão
O mundo de hoje é cada vez mais dinâmico e exige medidas rápidas para solucionar problemas de forma rápida. No que se refere a pagamentos, a maquininha de cartão foi uma das tecnologias que mais se popularizou no Brasil nos últimos anos, visando dinamizar os meios de pagamento.
Essa tecnologia foi sendo especialmente adotada por vendedores ambulantes e empreendedores. Existem diversas opções à venda no país, com um modo de funcionamento bastante semelhante, mas com diferenças relevantes no que diz respeito a prazos de pagamento e taxas.
Você sabe quais são os tipos de maquininha de cartão para microempreendedor que existem no mercado hoje? E em que casos cada um deles é mais recomendado? Confira os principais a seguir!
Máquina de Cartão POS
O aparelho Point of Sale (POS) ou Ponto de Venda é aquela máquina que o garçom traz na hora de cobrar a conta e te permite sequer levantar da cadeira para fazer isso.
Porém, vale ressaltar que existem máquinas de cartão POS que não são portáteis — esse tipo de máquina de cartão precisa de uma conexão com uma linha telefônica para funcionar, sem a necessidade de qualquer outro equipamento para imprimir as notas dos pagamentos.
Esse aparelho tem como principal vantagem aceitar a maioria das bandeiras de cartões, além de não precisar de automação comercial integrada (Sistema ERP + Pinpad + TEF + Internet) para fazer transações.
Porém, cada máquina POS funciona apenas com uma rede de adquirência (Cielo, Rede, Stone, Getnet etc). Na prática, isso limita o estabelecimento, que fica restrito a aceitar somente os cartões operados por sua fornecedora.
Máquina de Cartão POO Wireless
A POO Wireless é igual à máquina POS, mas com a diferença de precisar de rede wireless para funcionar. Por necessitar de internet, o estabelecimento precisa investir mais em uma boa rede de wifi.
Essa máquina, por outro lado, funciona a partir de sinal wi-fi. Por isso, esse aparelho exige uma boa conexão com a Internet, se não, o empreendedor pode ter problemas para receber os pagamentos. A POO Wireless também aceita diversas bandeiras de cartões.
Máquina de Cartão TEF
Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) é uma máquina em que o cartão é inserido e a senha é digitada. A diferença básica entre TEF e POS é que a primeira permanece fixada no caixa, sendo bastante comum em farmácias, padarias, supermercados, entre outros exemplos.
O TEF é um software que captura as transações e as envia para a rede adquirente via internet, e o software fica instalado no computador do caixa do estabelecimento. Esse tipo de máquina aceita uma enorme variedade de cartões, pois trabalha com diversas modalidades e bandeiras, além de não exigir que o varejista guarde recibos para comprovar cada transação.
Entre as desvantagens da máquina TEF estão a impossibilidade de mobilidade para aceitar cartões e de ela ser levada até o cliente (o que a torna inviável para vendas em delivery, por exemplo).
Ela também exige uma boa conexão com a internet, a contratação de diferentes fornecedores e um maior custo em comparação a outros tipos de máquinas.
A princípio, não existe uma máquina de cartão melhor. Todas apresentam a mesma função (receber pagamentos com cartão de débito ou crédito), mas a escolha depende de fatores como o tipo de estabelecimento, qual o uso mais frequente feito pelos clientes, os tipos de serviço oferecidos (apenas in loco ou também delivery) e qual é o orçamento disponível para ser investido em internet.
Todos esses itens conjuntamente podem tornar uma máquina mais adequada do que outra naquele contexto.