janeiro 5, 2025

3 razões para seu filho assistir o desenho POCOYO

0
crianca assistindo

Pocoyo foi o primeiro desenho infantil do qual meu filho se encantou aos 2 anos de idade. E cá entre nós, eu também me apaixonei por ele. Continue a leitura e vamos descobrir juntos porque você precisa conhecer e assistir com seu pequeno esse maravilhoso desenho.

 

De onde vem o Pocoyo?

Pocoyo é um desenho espanhol, e tem este nome porque o seu co- criador por David Cantolla o batizou assim. Significa “pequeno eu” Poco – Yo. Entretanto não é um nome puramente de origem espanhola.

 

Em 2014 a Justiça Espanhola declarou falência da Zinkia, empresa criadora da animação e do personagem, após não conseguir fechar um acordo de refinanciamento de suas dívidas.

 

Mas, ainda bem que o desenho está disponível no youtube, basta escrever o nome “Pocoyo” na busca que encontramos as animações em muitos idiomas inclusive.

Como e onde se passa a trama?

O desenho Pocoyo acontece em um mundo maravilhoso onde se pode perguntar, criar e fazer tudo que se tem vontade. É um mundo da imaginação, em que o telespectador ouve mais a voz de um narrador que a dos personagens em si. 

 

Isso porque o Pocoyo tem apenas 3 anos, então considera-se que uma criança dessa idade não fala muito, certo. Até porque está em fase de aprendizado.

 

E o incrível é que os amigos do personagem principal também não falam. Apenas fazem alguns sons bem característicos de elefante (por exemplo no caso da Elly, amiga elefanta). 

 

E por falar em amigos, vamos às apresentações? Na maioria dos episódios, veremos a Elly (elefante rosa), o Pato (pato) e o Pocoyo.  

 

A Elly tem um jeitinho maternal e meigo de ser. O Pato é mais egocêntrico e competitivo. Em alguns episódios aparecem também a Loula (cachorrinha fofa), o passarinho chamado Soniquita, o filhote desse passarinho chamado soninho, a lagarta e ainda o Octopus (um polvo vermelho. Há pouco tempo acrescentaram a Nina, uma amiga do Pocoyo.

Você também vai se Interessar:  Veja 3 dicas para engravidar rápido - Por Moniele Cunha

Motivos para seu filho assistir o Pocoyo

Não é doutrinário

Como uma mãe experiente nisso, posso dizer tranquilamente que Pocoyo não é um desenho doutrinário. Caso esteja em dúvida quanto ao significado desse termo, vou explicar.

 

Desenho animado doutrinário, costuma ser aquela trama em que há um conjunto de ideias básicas de cunho filosófico, político, econômico ou religioso no enredo da história, cujo objetivo é ensinar tais ações ao telespectador, no caso as crianças ou até você mesmo.

 

Entretanto, o Pocoyo não é assim. É uma animação pura. sem aquela “necessidade” habitual de muitos desenhos animados de “bem contra o mal”. E por essa razão, temos um segundo motivo dos seus pequenos assistirem-no.

 

Não tem maldade

É um desenho totalmente do bem. Há alguns momentos de suspense em que os personagens de fato executam atividades que seu filho de três anos também faria. 

 

E o que quero dizer com isso, é que a “maldade” que existe na trama, é algo simplista, como o que acontece dentro de nossas casas, quando nosso filho briga com o irmão e depois fazem as pazes.

 

Inclusive é sobre isso o terceiro motivo que super indico você levar o Pocoyo para suas casas.

Ensina valores humanos

Esse menininho comete erros assim como seu filho todos os dias. Mas a melhor parte é que ele descobre e reconhece os próprios erros. 

 

Se fez algo errado ou que magoou os amigos, como a Elly ou o Pato, certamente a trama não vai acabar sem que todos não façam as pazes e sejam amigos de novo.

 

Houve uma história sobre montar árvore de Natal, em que o Pocoyo nos ensinou que não é legal cortarmos uma árvore para enfeitá-la. E que mais prudente seria comprar uma artificial. Os valores ambientais também estão incluídos neste desenho. 

Você também vai se Interessar:  Dez ideias de atividades para ocupar as crianças nas férias

 

Vamos a alguns exemplos práticos de valores observados neste desenho:

  • companheirismo
  • a importância da amizade
  • como lidar com as frustrações
  • aprender a dividir
  • é preciso ajudar o próximo
  • e ainda esperar a nossa vez
  • somos diferentes, mas todos especiais
  • errar é normal, mas é fundamental pedir desculpas

 

Agora imagino que não há mais dúvidas (ou desculpas), de que esse menininho de 3 anos tem grandes benefícios para seu pequeno e sua família através das animações e de sua linda e amada turma não é mesmo?

4.8/5 - (229 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.