Preciso de um arquiteto? Dicas importantes
Após pesquisas em um site de arquitetura você finalmente decidiu construir! Qual é o próximo passo? Devo falar primeiro com um arquiteto ou diretamente com um construtor? Qual valor agregado a contratação de um arquiteto para meu novo projeto trará? Se você já fez essas mesmas perguntas, continue lendo. Você será capaz de tomar uma decisão no final deste artigo.
Se é a primeira vez que pretende construir, seja uma casa pequena ou projetos para casa de alto padrão, deve saber que este é um processo bastante complexo. Assim, você deseja contratar a pessoa certa para ter uma viagem tranquila.
Um arquiteto é uma pessoa que planeja, projeta e revisa a construção de um edifício. Ser arquiteto é conceber um edifício que esteja em harmonia tanto com o espaço onde se insere como com os edifícios que vai integrar.
Por que devo contratar um arquiteto? Aqui estão apenas alguns motivos:
1. Entendendo suas necessidades
Um arquiteto irá explorar o estilo de vida da pessoa ou a imagem da empresa e desenhar um edifício que o represente, satisfaça as suas necessidades funcionais e esteja de acordo com todas as normas em vigor.
Em outras palavras, um arquiteto transforma as necessidades e desejos do cliente em uma expressão arquitetônica que respeita tanto os códigos de projeto e os regulamentos urbanísticos quanto às melhores práticas de construção.
2. Melhor design
Ao trabalhar com um bom arquiteto, consegue-se um trabalho mais interessante e criativo, uma melhor relação com o terreno, bem como uma melhor optimização das plantas de casas niveladas, reduzindo assim os custos do conjunto.
Um edifício baseado em um projeto bem pensado será muito mais fácil de revender e terá um valor mais alto.
3. Evite erros de projeto e inconsistências no canteiro de obras
Arquitetos experientes podem identificar os problemas que podem surgir na fase de execução desde a fase de concepção. Assim, medidas são tomadas desde o início do projeto, para evitar situações em que haja inconsistências ou ambiguidades no momento da execução.
4. Você resolve problemas de forma criativa e faz economias substanciais
A equipe de design visa resolver problemas no menor tempo e com custos mínimos. É por isso que os arquitetos sempre apresentam ideias inovadoras. Por exemplo, encontrar os materiais certos e usá-los de forma eficaz para reduzir substancialmente os custos.
Os investimentos na construção são significativos, especialmente quando se trata de grandes superfícies construídas. Para economizar materiais, arquitetos e designers usam programas de software e tecnologias que permitem identificar e resolver até os menores problemas desde a fase de projeto. Alterações em um projeto em um escritório de design são muito mais baratas do que resolver problemas no local.
Além disso, um projeto bem feito e com estimativas precisas facilitará muito a escolha de um construtor e a negociação com ele.
5. Alta eficiência energética
Quando objetivos claros são estabelecidos desde a fase de projeto em relação à economia de energia e custos operacionais planejados, eles são muito mais fáceis de alcançar.
A orientação, a localização no terreno, a otimização da quantidade de luz natural, o uso de materiais adequados para cada área e a estreita colaboração com os especialistas no projeto de instalações energeticamente eficientes conseguirão trazer economias substanciais na operação do edifício.
6. Coordenação do projeto
Durante o processo de projeto e construção, podem ser necessários serviços adicionais, como os serviços de um engenheiro estrutural ou de engenheiros de instalação. O arquiteto pode coordenar todos esses profissionais para manter o projeto em alto nível de coerência e evitar conflitos.