Por que o metaverso é a próxima mina de ouro da moda

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Por que o metaverso é a próxima mina de ouro da moda – Você compraria roupas que não existem? E quanto você estaria disposto a pagar? No início deste ano, o estúdio de design de Benoit Pagotto, RTFKT, trabalhou com
o artista digital adolescente FEWOCiOUS para vender 620 pares de tênis virtuais, gerando um total de $ 3,1 milhões em menos de cinco minutos. Não estou olhando para a história da moda para me inspirar. Estamos olhando para jogos,
anime, filmes de ficção científica, esses são nossos pontos de referência. Os empresários desse
espaço dizem que um dia a moda virtual se tornará onipresente. O primeiro passo é
entender como a indefinição dos mundos físico e digital
mudará nossa definição do que é real. Temos uma consciência, certo? Posso ler o Twitter e ficar chateado. Eu não fico chateado com o digital.

Precisamos deixar

de lado essa noção de, ah, isso é digital, isso é físico. Todos nós vivemos cada vez mais em algo chamado metaverso. O metaverso nada mais é do que a quebra da internet, meio que livre , dessa barreira bidimensional para este
ambiente tridimensional. E então vamos começar a
explorar mais e mais com nossa vida diária e nossa
vida diária se tornará aprimorada. Então é isso que vemos como metaverso. Se isso soa um pouco como
ficção científica para você, então você está no caminho certo. A desmaterialização da moda está aqui e vai mudar o mundo da
moda como o conhecemos. O que vestimos diz muito sobre quem somos. No entanto, a moda também é uma
indústria global de US $ 2,5 trilhões que atinge todos na Terra. Sou Imran Amed. Comecei a tentar entender o negócio da moda há 15 anos, conforme ele estava sendo transformado
pela tecnologia, globalização e mudanças nos valores do consumidor. Agora estou em uma jornada para ver como a moda está se recalibrando em
meio à pandemia, para equilibrar o lucro com o propósito. Este é o negócio do desfile de moda. Junte-se a mim para ver como a
moda molda os negócios, a cultura e a identidade, e para conhecer as pessoas que estão
forjando o futuro da moda.

Como o mundo ficou em casa
durante a pandemia, ainda havia um lugar
para ir para se vestir. Bem-vindo ao metaverso. O termo pode vir de ficção científica, mas as oportunidades de negócios nesta convergência em rápida evolução dos mundos digital e físico são reais. O metaverso cresceu fora dos jogos, onde os jogadores já gastam
mais de 100 bilhões de dólares por ano em bens virtuais. 3 bilhões de pessoas, mais de um terço
da população mundial, jogam videogames regularmente. 46% dos jogadores são mulheres e, ao longo das gerações, as
pessoas preferem videogames a filmes e programas de TV, tornando os jogos a
principal forma de entretenimento do mundo. Vestir avatares já percorreu um longo caminho desde o início do campo de batalha. À medida que os jogos emergem como um
canal lucrativo para as marcas de luxo alcançarem novos clientes, o screen wear é o novo street wear. Uma tendência crescente neste novo espaço da moda? Combinando compras da vida real
com um gêmeo digital. Os criativos da nova geração fazem homenagens divertidas às suas marcas favoritas. Cidades do mundo real adotam
desfiles de moda virtuais e lojas de departamentos virtuais. Portanto, não descarte isso como um pontinho. É uma virada de jogo e ainda não podemos saber para onde pode chegar. A demanda por NFTs únicos
, ativos digitais certificados exclusivos, está crescendo. Na moda, os NFTs são o
Couture do metaverso, onde as

criações irrestritas de artesãos digitais podem superar o preço de marcas globais, e ativos promovidos, impulsionados pela escassez, são símbolos de cripto status. O lado de cima? Economia planetária mensurável. A produção de uma
vestimenta digital emite 97% menos CO2 do que a física. A desvantagem? Cunhar e minerar NFTs requer um
consumo de energia disparado no mundo real. A mudança para
métodos mais eficientes do ponto de vista ambiental não pode ocorrer com rapidez suficiente. Já a moda virtual
facilita a expressão de múltiplos eus em um
mundo virtual onde as marcas recriam as experiências que
definem a cultura da moda , sem esquecer a alegria eterna de se vestir na vida real. Paris é a capital global da moda e a moda virtual não é exceção, já que a cidade tem como objetivo se tornar mais focada em tecnologia. Minha primeira parada é encontrar Ian Rogers, que se mudou do Vale do Silício para Paris
em 2015, quando foi nomeado
Diretor Digital da LVMH, atuando como uma espécie de
sussurrador digital para executivos C-suite de mais de 75 marcas de luxo. Ei, Imran. Ei! Bem vinda! Bienvenue. Merci! Agora, Ian é diretor de experiência
da Ledger, cuja tecnologia de segurança
ajuda os clientes a proteger seus ativos de criptografia usando
hardware e software personalizados. Ian é a pessoa perfeita para explicar, o que exatamente é um NFT? Então, eu fazia parte de uma empresa no final dos anos 90 chamada Nullsoft, que fazia um MP3 player chamado Winamp. Mas esta é na verdade a
imagem de um NFT que comprei no site Foundation. No blockchain, a

arte tem apenas um dono. É por isso que é um token não fungível. Correto. Então, se você tem uma série de fotos onde há um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, 10 , importa se você tem
um de 10 ou dois de 10. Por outro lado, se devo você $ 20, você não se importa quais $ 20 eu dou a você. Direito. Você quer apenas $ 20 de valor. Direito? Portanto, não fungível significa
que tem que ser o escolhido. Portanto, este é um
de uma arte de tributo ao Winamp, que, sim, é exibida em
uma tela na minha sala de estar. E quanto custou? Gastei 1.137 ETH nele. ETH é uma moeda digital. Correto, então é Ethereum. Ian está posicionado de forma única para nos dar conhecimento básico sobre as oportunidades criadas à medida que as tecnologias de criptografia,
jogos e moda convergem. A moda desempenha um papel importante em ajudar as pessoas a expressarem sua identidade. E se muitas pessoas estão começando a passar muito tempo em espaços virtuais. Sim. Parece natural, então, que eles possam usar a moda como um veículo para expressar sua

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identidade nesses espaços. Isso faz sentido para você? Eu acho 100%. Acho que é inevitável. Eu acho que esta é uma mudança geracional e eu olho para minha filha de 14 anos, e ela passou o último ano e meio
vivendo em um metaverso. Ela nem conhece essa palavra, certo? Mas a escola dela está no Zoom. Ela anda com os amigos online de uma forma ou de outra, na verdade de um monte
de formas diferentes, certo? No Instagram, no TikTok,
no iMessage, no Fortnite, no Animal Crossing, sabe, bem, todos esses
metaversos diferentes, né, né? E então para eles, ter
um acervo digital , é completamente natural. Olha o que aconteceu conosco,
você sabe, com fotos. Costumávamos tirar fotos e, você sabe, mandá-las revelar e
pendurar em nossas casas. E teve muitas

empresas que pensaram, ah, essa coisa de câmera digital,
tipo quem quer isso, né? A maioria das crianças nem tem
fotos físicas, certo? Eles só têm coleções
de fotos digitais. E então eu acho que você
poderia esperar a mesma coisa com muitas coisas físicas. Por que eu iria querer uma coleção
de coisas que ninguém pode ver, quando posso ter uma coleção de coisas digitais que todos podem ver? Acho que, para nossa geração mais jovem, isso se tornará
meio natural e óbvio. Você vê, você sabe, grandes marcas de moda de luxo
e marcas de moda em geral , você as vê chegando ao ponto em que estão apenas vendendo produtos virtuais? Acho que sim, mas para ser sincero, acho que é um erro. Eu esperaria mais se fosse eles. Acho que é inevitável, mas acho que, você sabe, o motivo pelo qual os
NFTs decolaram no início deste ano é porque

temos esses mercados de NFT. Sabe, se você não tem um
lugar para exibir essas coisas, então isso não existe. Acho que a progressão será mais do que começaremos a ter, é por isso que digo que estou animado com as coisas que acontecem em escala, onde começamos a ter, você sabe, uma coleção de produtos digitais
com nosso físico bens, então começamos a levá-los
para nossos mundos metaversos. Então eu acho que uma vez que posso
pegar aquele sapato digital, e isso muda meu caráter no Fortnite, ah, agora o dominó começa a cair. E agora você pode me vender
apenas um bem digital, certo? Mas você precisa dessa segunda peça. Você precisa do lugar para
ele viver no mundo digital antes que seja realmente
empolgante vender uma peça virtual. Então eu acho que, se eu sou uma marca, só há desvantagem em vender
peças digitais agora, porque ou não

vende por dinheiro suficiente, e isso é uma história ruim, ou vende por muito dinheiro e então vale a pena menos no próximo ano, e isso é uma história ruim. Se eu apenas trabalhar para tornar o digital com o físico em grande escala, o outro lado desse
mercado aparecerá, e agora os produtos digitais farão sentido. Qual é o instinto ou emoção subjacente que leva alguém a valorizar algo que não pode tocar? Como seres humanos, temos algum desejo inato de provar que existimos, e essas coisas realmente
aconteceram conosco, sabe? Eu acho que os
colecionadores digitais hoje, é tão cedo, eles são especuladores, sabe? Mas existem, você sabe, como uma arte, existem pessoas que vêem
algo antes de qualquer outra pessoa. E eu acho que toda vez
que você dá às pessoas criativas, quando você dá
uma tela para uma comunidade criativa , é só uma questão de tempo
até que elas te surpreendam. Mas como vamos comprar moda virtual? Para entender essa questão, eu consulto os cofundadores
da THE DEMATERIALIZED, uma startup de moda digital com sede em Berlim. Eles explicam como as linhas entre as realidades física e digital

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estão se confundindo. Por isso, gostamos de pensar na THE DEMATERIALIZED como a
loja de departamentos digital dos seus sonhos. Não é como uma loja online normal. É algo diferente. É algo que o
leva para outro espaço, outra dimensão, através do
que parece basicamente. Digamos que eu compre algo no DEMATERIALIZED para usar no metaverso, como faço para colocá-lo, exibi
-lo e experimentá-lo? Bem, existem diferentes caminhos. Então, a primeira coisa é, você pode usá-lo em seu verdadeiro
eu por meio de um filtro AR. Então esse é o número um, e essa é a parte em que a
tecnologia ainda é, você sabe, um trabalho em andamento. Vai ficar cada
vez melhor, nós sabemos disso. Mesmo assim, você sabe , definitivamente não vai se
parecer com você agora.

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Vai parecer que você está
digitalmente aprimorado, o que é muito divertido. Também podemos fazer uma prova sob medida, em que você é vestido
por um alfaiate digital. Ou você pode levá-lo para um jogo de computador. Então, agora nós o otimizamos para alguns jogos de computador, e então você pode levá-lo
lá e usar o novo avatar. As roupas são uma coisa muito física. Então, por que alguém iria querer
comprar um vestido digital? Acho que nos remete à desmaterialização de bens que temos visto desde que temos as tecnologias digitais, que vem do
mundo dos games, efetivamente, em que seu avatar faz
parte de suas personalidades.

Então eu acho que conforme nós, pessoas normais, começamos a transição mais e
mais para o mundo virtual, passando mais tempo em
ambientes virtuais, e essa barreira entre físico e digital começa a se confundir mais e mais, e começaremos a
consumir moda digital, tênis digitais, maquiagem digital, joias digitais também. Quer dizer, eu acho, efetivamente , é a maior revolução que a indústria da moda já viu até agora. Uma das críticas sobre o digital é que ele é impessoal ou as pessoas pensam que não é real. E criamos experiências muito emocionais. A moda em si parece bastante irreal. Então você pode ter um vestido que está pegando fogo, ou um vestido
que é feito de água. E isso instantaneamente
leva o usuário a dizer, ok, isso é diferente. Isso é diferente do que
vi antes em uma tela. Digamos que eu criei um vestido e ele estava impresso em todo
o meu vestido digital. Como alguém compra isso? Você pode me orientar? Estamos trabalhando muito
para tornar essa barreira de entrada para os consumidores regulares muito baixa. Porque agora, comprar um NFT, ou qualquer ativo criptográfico, por si só,
pode ser um pouco complicado. E você precisa entender
como certas peças da tecnologia funcionam. Você precisa ser capaz de configurar uma carteira, potencialmente ter Ether em sua carteira para mover seus NFTs no futuro. Portanto, estamos tentando minimizar
toda essa complexidade ao mínimo.

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Assim, eles podem gerenciar a
propriedade de uma forma muito simples, sem ter que entender como funciona todo o mundo criptográfico. Agora estou a caminho de encontrar alguém que colaborou intimamente
com Karinna e Marjorie. Benoit Pagotto é um dos novos e brilhantes empreendedores criativos que estão
moldando a moda digital. Um jogador de coração, ele é o homem por trás de um dos mais lucrativos
lançamentos de NFT até hoje. Formado em belas artes e especialista em branding, Benoit dirige o RTFKT Studios em Paris, mas ele nasceu no metaverso. Sempre fui um jogador e sempre acreditei que o mundo do jogo era o meio mais inovador e
incrível que você poderia ter. E é por isso que, acho, estamos vivendo neste momento em que acho que tenho muita, muita sorte, porque todas as coisas com as quais cresci, posso combinar todo esse

conhecimento agora para fazer algo que realmente,
genuinamente sei como fazer, porque é só combinar todas essas coisas que venho aprendendo e pela qual sou apaixonado há anos. Portanto, RTFKT é um projeto
da marca do futuro que está evoluindo em um mundo onde os jogos são a
principal referência de controle. O RTFKT, de certa forma, é
como um ateliê digital? Sim, em certo sentido, porque quando você faz 3D, e quando você faz
ativos de jogo ou itens digitais, há muito trabalho
artesanal nisso. São muitos artesanatos tradicionais que
você pode fazer virtualmente. Portanto, é esculpir, modelar, texturizar. Então é um monte de coisa que
você também encontra na moda tradicional, porque tem as mãozinhas
“les petites mains”, sabe? Assim é, há um senso de habilidade em tudo o que fazemos. Então, de certa forma, é
uma oficina de ateliê. Você vendeu $ 3,1 milhões em tênis virtuais, em algo como menos de 10 minutos. Sim. 5 minutos. 5 minutos. Você pode nos orientar
no processo de criação disso? E então como você o levou ao mercado? Amamos a cultura do tênis e achamos que é o
item de moda que é mais, você sabe, culturalmente amplo
, toca a todos. Você sabe, se você é

um garoto da rua, ou agora toda marca de alta moda está, você sabe, pegando pesado com os tênis. E FEWOCiOUS, eu o detectei no Twitter , entrei em contato com ele e disse, ei, tipo, você quer fazer tênis? E ele disse, era seu
sonho desde criança, que um dia ele
faria um par de tênis. Todos os projetos foram feitos em uma semana , acho que total. Então colocamos tudo de volta em 3D para mostrar a ele como seria

antes de fazer os físicos, porque o objetivo sempre foi vender os tênis como digitais primeiro, mas para que as pessoas tivessem
depois uma recompensa tangível de ter o NFT, que
é esses sapatos, na verdade. Então foi assim que aconteceu. Tudo foi feito
no lapso de duas semanas, da concepção ao
conteúdo, ao lançamento. Na verdade, foram duas semanas. E ficamos todos surpresos
por nunca termos esperado ganhar tanto. E aconteceu em cinco minutos, então foi engraçado porque
estávamos todos assistindo os números e vendo todo mundo comprar. E então pegamos nossas calculadoras e pensamos, cara, acabamos de ganhar $ 3 milhões. Foi realmente, todos ficaram surpresos, e eu acho que o que é realmente bom é que somos uma nova marca. Usamos tênis digitais primeiro

como uma forma de lançar um produto, e fizemos isso com um
artista de 18 anos que ninguém conhecia. E mudamos completamente
o jogo de como você pode pensar em lançar um item de moda ou
lançar um par de tênis. Então acho que o
impacto será muito, muito maior do que os $ 3 milhões. A parte muito, muito interessante foi o processo de como o fizemos, e como conseguimos fazer completamente, eu acho, fazer história nessa época, que ainda hoje, as pessoas estão
fazendo disso uma referência, lembre-se

daquela venda de tênis que esgotou em cinco minutos por $ 3 milhões de dólares. A própria NFT é como um serviço
de assinatura de acesso exclusivo. Somente se você tiver esse item, poderá ter acesso a
essas experiências extras ou produtos que iremos lançar. O RTFKT está na vanguarda dos NFTs de luxo e ser o pioneiro
tem suas vantagens. Em abril de 2021, Benoit e seus co-fundadores levantaram uma rodada de financiamento de US $ 8 milhões liderada por Andreessen Horowitz, uma das
empresas de capital de risco mais famosas do Vale do Silício. Fale um pouco sobre
a reação dos investidores. O Vale do Silício não tem reputação de entender a moda. Nada em nosso negócio está relacionado ao legado de negócios da moda. E Andreessen Horowitz
tem sido muito ativo em investir em estúdios de jogos novos e inovadores muito legais e, na verdade, eles investiram
do fundo de jogos em nós. É por isso que acho que
eles entenderam muito bem que o mundo dos games
e da moda estavam se fundindo, mas que há muito, muito poucas pessoas que podem realmente colocá-los juntos e fazer essa ponte e fazer algo que seja culturalmente

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impactante e, você sabe, bem-sucedida também e
encontra um produto adequado para o mercado. E nós demonstramos
a adequação do mercado de produtos com, você sabe, milhões de dólares. Você mencionou o FOMO
das marcas de moda. Quando eles ligam para você, o que
eles estão perguntando sobre você? O que, você sabe, o que
eles estão tentando aprender? Como podemos aprender com você? O que podemos fazer juntos? Alguns deles estavam apenas tentando pescar informações de graça. E detectamos isso muito, muito cedo. Então, culturalmente, eles não estão entendendo, e você não consegue entender
de um dia para o outro. Portanto, eles precisam contratar as pessoas certas. Acho que é realmente um problema de RH que eles vão ter. E o segundo é apenas isso, sim , em qualquer caso, na melhor das hipóteses , será a
equipe de inovação cuidando disso. E honestamente, quero dizer, eu
não conhecia todos eles, mas eu não via inovação vindo de marcas de moda há muito tempo. A moda virtual é
claramente um espaço a ser observado, mas por enquanto
atrai apenas um público de nicho. Quanto tempo vai demorar
até que a visão completa se torne realidade em grande escala? Acho que é apenas o caso em que a narrativa
se adianta à realidade. Então foi exatamente isso que
causou a bolha das pontocom no final dos anos 90, você sabe. E a empolgação era real
e era merecida, você sabe. A internet mudou a humanidade. É só, você sabe, a narrativa, acho que ficou um pouco
à frente da realidade. Havia mais trabalho a ser feito antes que todas essas coisas fossem construídas. E eu acho que é igual aqui, sabe? As pessoas

querem avançar até o fim, mas A, você não consegue ver o fim, B, essa tecnologia
ainda é muito incipiente. Você sabe, a maneira como
fazemos algo como NFTs não é muito madura. Acho que veremos muitos jogadores importantes emergindo de
lugares completamente diferentes, descentralizando os poderes
dentro da indústria da moda. Pode haver um
designer incrível no Quênia, que tem 13 anos. Se ela colocar as mãos em um computador e puder entrar no mercado , devemos estar lá
para permitir que isso aconteça. A aplicação real será assim que tivermos óculos de realidade aumentada, e você poderá ver essas
roupas virtuais em todos os lugares e, você sabe, comprá-las ou ver quem tem um
item de moda caro baseado em NFT. É quando os óculos de realidade aumentada se tornarão populares. Nós, já o fazemos hoje. Nós apenas gostamos de usar seu telefone com filtros do Snapchat e a tecnologia ainda é desajeitada, mas você pode ver que está indo lá com certeza. É quando realmente
vai começar a grande mudança, eu acho que no sentido de
comprar principalmente itens digitais, e itens físicos sendo mais, assim como coisas muito, muito práticas e confortáveis que você pode usar diariamente quando passa a maior parte do seu
tempo em mundos aumentados . Historicamente, a moda
tem um histórico ruim de antecipação e
adaptação a novas tecnologias e mudanças de plataforma. Mas, desta vez, as grandes marcas parecem estar se movendo mais rápido. Se eles podem competir com os empreendedores digitalmente nativos que
definem o espaço? Bem, isso ainda está para ser visto.

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