Para que serve comer figo? Veja 11 benefícios chocantes!
O figo é um alimento que pode te trazer bons benefícios para a saúde
Aqui no Brasil, o cultivo das figueiras está ligado às pequenas propriedades rurais, pelos cuidados que a cultura exige para se obter um produto de qualidade. Cada figueira dá uma quantidade determinada de figo, fruto que traz inúmeros proveitos para a sua saúde. Inclusive, um dos maiores benefícios dele é o alto nível de antioxidantes, que ajuda no combate aos radicais livres.
Além disso, o figo é fonte de vitaminas A, B1, B2, B6, C, K, E e minerais como ferro, potássio, cálcio e fósforo. Assim, só existem vantagens em introduzir o figo em sua dieta. Portanto, crie o hábito de consumi-lo em sua alimentação diária, pois você só tem a ganhar!
Pode mesmo comer figo?
Pois bem, as figueiras são plantas singulares. A polinização desta planta somente se dá por uma única espécie de vespa, a chamada vespa-do-figo. Porém, ela não existe aqui no Brasil. O que acontece é que, felizmente, algumas variedades de figueiras não precisam ser polinizadas, e são essas plantas que são cultivadas por aqui.No entanto, isso faz com que nossos figos tenham menor teor de açúcar e sabor menos intenso, o que torna o figo nacional pouco competitivo no mercado.
Então, acaba que, no Brasil, o maior consumo do figo vem de forma industrializada ou nas versões desidratada e seca. Além disso, a folha da figueira também é usada na preparação de chás. Então, pode sim comer figo e isso, inclusive, é muito comum! Inclusive, se quiser dicas, veja abaixo as maneiras de comer figo.
Pode comer o figo cru?
É possível consumir figo fresco, desidratado, seco, em compota ou em calda. Entretanto, a melhor forma de consumi-lo é in natura e com a casca, pois essa versão é menos calórica que as outras. Então, é completamente possível comer figo cru.
Além do mais, se depois de comer a fruta você quiser usar as folhas da figueira na preparação de chás, basta acrescentar 3 folhas médias picadas em 200 ml de água fervente, tampar e deixar repousando 10 minutos. Em seguida, coar e servir.
Por fim, você pode experimentar também receitas que aproveitam todas as partes da planta, evitando o desperdício, como o licor de folha de figo.
Quantos figos se pode comer por dia?
Para uma dieta balanceada, a quantidade diária indicada é de 2 figos frescos médios ou 1 desidratado. Você pode comê-los com salada, por exemplo.
Quem não pode comer figo?
Apesar de ser uma fruta extremamente benéfica, é preciso atenção a possíveis contra indicações e efeitos colaterais causados pelo consumo excessivo do figo.
Por exemplo, pessoas que são medicadas para o controle da diabetes ou pressão arterial, devem sempre consultar o médico, pois nessa situação o chá de folhas de figo pode interferir nos níveis de pressão e glicemia. Portanto, atente-se! Além disso, o excesso no consumo pode causar enjôos, diarréias e cólicas abdominais.
Quais os verdadeiros benefícios de comer figo?
Até aqui, percebe-se que, tomando os devidos cuidados, o figo deve ser valorizado e consumido por conta dos poderosos benefícios que ele fornece. Por exemplo, ele tem um percentual calórico reduzido, além de possuir um baixo teor de sódio. Dessa forma, ajuda a evitar a retenção de líquidos.
Aliás, uma porção de 100g dessa fruta naturalmente doce não contém gorduras e fornece apenas 74 calorias. Assim, ela beneficia o seu organismo como um todo, ajudando a controlar a pressão cardíaca e o colesterol.
Então, conheça os enormes benefícios do figo para a saúde.
Controle do colesterol
Ricas em antioxidantes e ácidos graxos, as suas folhas equilibram o colesterol no seu organismo. Você pode consumi-las através do chá de folha de figo. Assim, elas diminuem o nível de triglicerídeos no organismo.
Além disso, por possuir muitas fibras, o figo auxilia a reduzir a absorção de gordura pelo intestino. Além disso, ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue, evitando complicações, como derrame e infarto.
Previne e controla o diabetes
O figo contém ácido clorogênico e, como já dissemos, muitas fibras, o que auxilia no controle do índice glicêmico. Assim, ocorre a liberação lenta do açúcar na corrente sanguínea, equilibrando a insulina.
Poder anti-inflamatório
Os figos possuem antioxidantes poderosos, que oferecem uma ação anti-inflamatória ao organismo. Com isso, eles auxiliam no combate aos radicais livres.
Reduz a pressão arterial
Graças à alta concentração de potássio e baixa concentração de sódio, o figo possui ação diurética. Ademais, o potássio ajuda no controle dos batimentos cardíacos e da pressão arterial.
E, você sabia que, além do figo, existem outros alimentos poderosos que reduzem a pressão arterial? Alguns exemplos são a semente de abóbora e o gengibre.
Fortalece os ossos
Como é rico em cálcio e potássio, o figo é um forte aliado na prevenção da osteoporose e ainda contribui para o aumento da massa óssea.
Previne as doenças cardiovasculares
Essa fruta também possui ômega 3, 6 e fenol, que são de grande ajuda no controle da pressão cardíaca. Além disso, por possuir potássio, ela traz benefícios ao tônus vascular e auxilia na redução da pressão arterial.
Auxilia as funções do intestino
Então, o figo ajuda a combater a constipação, melhorando as funções do intestino. As fibras, por meio do efeito laxativo, também ajudam a eliminar as toxinas do organismo. Como consequência, a pele fica mais saudável.
Pele saudável e bonita
Por ser rico em antioxidantes e conter as vitaminas B e C, os figos são ótimos anti-inflamatórios e melhoram o aspecto da pele, deixando-a mais saudável.
Produz colágeno
A vitamina C, encontrada em grande quantidade no figo, auxilia na formação de colágeno. Essa proteína tem relação direta com a saúde dos cabelos e couro cabeludo.
Fonte de energia com baixas calorias
O figo seco é uma ótima fonte de energia concentrada, além de conter vitaminas, minerais e antioxidantes.
Previne anemia
Por ser excelente fonte de ferro, o figo ajuda na prevenção de anemias. Afinal, sabemos que esse mineral é o principal responsável pela produção de glóbulos vermelhos.
Inclusive, o consumo de figo é recomendado para mulheres grávidas pois, com o aumento da quantidade de sangue durante a gravidez, é necessária uma ingestão maior de ferro para produzir mais hemoglobina.
Quais outras frutas fazem bem para sua saúde?
Então, as frutas são alimentos indispensáveis para mantermos nossos organismos resistentes à doenças. Dessa forma, elas são compostas por uma grande quantidade de água, elemento fundamental para manter o organismo saudável.
E principalmente, frutas também são ricas em vitaminas, fibras, sais minerais, e açúcares (frutose). E, nossa sorte é que as temos em abundância, pois o Brasil possui ótimas condições de clima e solo, que nos proporcionam enorme variedade de frutas o ano inteiro.
Na Amazônia, por exemplo, há uma infinidade de frutos amazônicos para saúde, de sabores instigantes e consistências únicas. Algumas das principais frutas dessa região são: o açaí, babaçu, ajuru, bacuri, biriba, camapú, dentre outras.
Além delas, também devemos dar atenção ao abacate, banana, acerola, caju, coco, limão, melancia, abacaxi, e mais uma infinidade de opções. Portanto, inclua em sua alimentação diária essas frutas maravilhosas, disponíveis em abundância o ano inteiro!