O que é Metaverso?

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por Atendimento ao Cliente
em novembro 25, 2021

O que é Metaverso?  – O Que É E Porque Você Vai Ouvir Falar Muito Dele. – Após semanas de rumores, o CEO e fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, confirmou que a nova marca institucional da empresa será Meta. Além de ser um movimento emblemático de uma das maiores companhias de tecnologia do mundo, essa mudança indica algo sobre o futuro das interações: o metaverso.

O próprio Facebook, agora Meta, indicou que vai investir mais de US$ 10 bilhões nesse mundo paralelo que, neste momento, parece não fazer muito sentido, mas logo fará parte da nossa vida tal qual a internet.

O que é o tal metaverso?

O metaverso tornou-se um dos termos mais utilizados nos últimos anos para descrever um mundo virtual que espelha a vida real. Em 2020, em função da pandemia e das restrições de socialização no mundo físico, ele começou a ser discutido com mais detalhes, sobretudo, do ponto de vista de negócios. Shows em plataformas de games, conferências corporativas virtuais e desfiles de modas por meio de realidade virtual são só alguns dos exemplos.

 

Muitas startups e empresas de tecnologia já estão imersas nessa indústria há anos e contam com parte importante dessas receitas oferecendo soluções e tecnologias demandas pelo metaverso, ou pelo menos, por sua formação.

Empresas que já fazem parte do metaverso

O que fazem hoje plataformas de games como Fortnite e Avakin Life inserindo experiências de marcas como Havaianas e O Boticário, é apenas o começo desse mundo que pode conectar entretenimento, redes sociais, comércio e muito mais.

E, neste caso, existem várias oportunidades, não só para quem é de tecnologia, mas para quem entende de marketing, negócios e uma série de outras habilidades. Veja abaixo as empresas que já fazem parte do metaverso e entenda como você pode encontrar oportunidades nesse novo mundo.

 

Mapa de Mercado do Metaverso

Em meu artigo sobre a cadeia de valor do metaverso , descrevi as sete camadas do ecossistema. Neste artigo, vou me concentrar em três das empresas mais importantes do metaverso – Unity, Epic Games e Roblox – e descrever as semelhanças e diferenças.

Vamos começar com onde as empresas (e alguns projetos de código aberto) se situam no mercado ( versão 6 .1 – atualizada em 24 de novembro de 2021 ):

1*K2Yb4TNk4A8nJlZ1mHGwGQ

Breve recapitulação do que cada uma dessas camadas representa:

  • Experiência é aquilo com que realmente nos envolvemos: jogos, experiências sociais, música ao vivo, etc.
  • A descoberta é como as pessoas aprendem que existe uma experiência.
  • A Economia Criadora é tudo o que ajuda os criadores a fazer e monetizar coisas para o metaverso: ferramentas de design, sistemas de animação, ferramentas gráficas, tecnologias de monetização, etc. Leitura A evolução da economia criadora para obter mais informações sobre como esses mercados evoluem.
  • Computação Espacial se refere ao software que traz objetos para 3D, computando em objetos no mundo, e nos permite interagir com eles. Inclui motores 3D, reconhecimento de gestos, mapeamento espacial e IA para apoiá-lo.
  • A descentralização é tudo o que está movendo mais o ecossistema para uma estrutura sem permissão, distribuída e mais democratizada.
  • Interface Humana refere-se ao hardware que nos ajuda a acessar o metaverso – tudo, desde dispositivos móveis a fones de ouvido de RV e tecnologias futuras, como haptics avançados e smartglasses.
  • Infraestrutura são os semicondutores, ciência dos materiais, computação em nuvem e redes de telecomunicações que tornam possível construir qualquer uma das camadas superiores.

Para fins de clareza, tive que fazer alguns julgamentos sobre onde colocar certas empresas e produtos: existem projetos menores ou em escala de “hobby” em praticamente todas as categorias, e não tentei reconhecer absolutamente tudo – mas eu acho que é aqui que a maioria das empresas significativas está localizada. Para empresas muito grandes, reconheci que elas têm submarcas que poderiam ser reconhecidas em várias categorias. Se você acha que perdi alguma coisa, ficarei feliz em ouvir sua opinião para uma atualização futura!

Agora, de volta às três grandes plataformas que iremos diferenciar: Unity, Epic Games e Roblox. É importante perceber que cada uma dessas empresas se tornou tão grande que tem esforços significativos em várias camadas da cebola do metaverso.

Unidade

1*3kbZr2fiIEYlCa3OE4VGVQ

O núcleo do Unity é sua plataforma de desenvolvimento 3D, um motor 3D totalmente integrado e estúdio de design para desenvolvedores de jogos, AR / VR / XR e experiências de metaverso. Ele oferece suporte a um grande ecossistema de plug-ins e ativos disponíveis por meio de seu Asset Store.

A Unity gera uma parte substancial de sua receita por meio da rede Unity Ads – uma das três grandes redes de anúncios em vídeo junto com o Facebook e o Google.

Jogos épicos

1*kCgDrkfkmIVlR snMWdXTw

A Epic acaba de levantar mais US $ 1 bilhão em capital privado e a lista de categorias em que existem é impressionante:

  • Única entre as três plataformas metaversas principais, eles possuem propriedades de jogo: Fortnite sendo o mais conhecido. Usando o grande público de Fortnite, eles também o usaram como uma plataforma para outras experiências de metaverso, como o show de música de Travis Scott que trouxe incríveis 45 milhões de espectadores. Fortnite é monetizado como um jogo gratuito.
  • Unreal Engine é o ambiente de mecanismo 3D da Epic, estúdio de design e mercado de ativos. O motor está sendo cada vez mais usado em produções de filmes de Hollywood, como o Mandalorian, e eles estão investindo em tecnologias para ajudar a povoar o metaverso com metahumanos. A Epic obtém 5% da receita de qualquer jogo construído no motor.
  • O inicializador da Epic Games é uma loja de jogos – e como o Steam, com a qual compete – também é um ecossistema social para os jogadores. A Epic investiu mais de $ 300 milhões em jogos exclusivos de terceiros. A Epic tem uma participação nos lucros de qualquer coisa comprada por meio do lançador.

Roblox

1*t3z97DGE8O9zXQnHHn9bQg

A Roblox costuma ser a mais incompreendida dessas três empresas porque às vezes é chamada de “jogo”. Mas o Roblox em si não é um jogo; é uma plataforma que contém uma infinidade de jogos.

  • Roblox não faz seus próprios jogos – como o Unity, eles estão deixando isso inteiramente para seus criadores. Mas, como a Epic, eles usaram a plataforma como um lugar para shows ao vivo online, como o show de Lil Nas X que atingiu a impressionante marca de 33 milhões de pessoas no Roblox. O modelo de negócios da Roblox é dividir a receita entre seus criadores e eles próprios.
  • A camada de descoberta do Roblox é essencialmente um “YouTube para jogos”, onde você pode descobrir o que outros criadores fizeram. Imagine tudo o que o YouTube faz pelos vídeos – e então pense em como a curadoria, descoberta, estrutura social e classificações se aplicam a uma vasta rede de jogos. A Roblox tem uma plataforma de publicidade que pode ser usada para promover jogos neste ecossistema, embora receba uma parte relativamente pequena de sua receita em comparação com o esforço conjunto da Unity para criar uma rede de publicidade competitiva.
  • A Roblox tem seu próprio mecanismo 3D proprietário que está integrado à sua plataforma de design, bem como um mercado que os criadores usam para compartilhar ativos e códigos uns com os outros.

Três empresas e três grandes diferenças

A semelhança entre essas empresas é que cada uma fornece uma maneira para os criadores fazerem experiências e jogos para o metaverso. A forma como eles monetizam e capacitam os criadores varia substancialmente.

Uma das grandes distinções são as fontes de receita: a Unity obtém uma receita enorme de sua rede de anúncios, que ultrapassa a receita de licença que recebem por sua plataforma de desenvolvimento. A Epic obtém uma receita massiva de seus próprios jogos, como Fortnite – e também coleta uma parte da receita de outros produtos que se baseiam em seu motor; e a Roblox obtém a maior parte da receita das vendas do Robux , que dividem com seus criadores.

Tanto a Epic quanto a Roblox têm um ecossistema social significativo que envolve suas lojas e experiências. A Unity deixou as experiências sociais e de jogo para seus próprios clientes.

Cada empresa tem um valor enorme para extrair do metaverso nos próximos anos. Como eles vão além disso dependerá de como eles continuarão a construir sobre o sucesso de seus produtos, se expandirão para domínios adjacentes e continuarão a apoiar a economia do criador.

Nota: para ver como o Facebook / Meta se encaixa neste mesmo modelo, leia Facebook como uma empresa metaversa. E para ver como Apple, Facebook / Meta e Microsoft se comparam, leia Clash of the Metaverse Titans.

Você é o criador de alguma dessas plataformas? Porque? O que você ama e o que o preocupa? Deixe-me saber nos comentários abaixo!

Leitura Adicional

Se você gostou desta cobertura da estrutura de mercado do metaverso, acho que gostará de folhear estes slides:

Depois de ter gostado disso, leia alguns outros artigos. Aqui estão dois favoritos:

  • A cadeia de valor do metaverso. Como o valor flui através das 7 camadas da indústria.
  • As experiências do metaverso . Eu mergulho em algumas das experiências específicas que as pessoas terão – e já estão tendo – no metaverso.
  • O Facebook / Meta fez uma reformulação da marca desde que este artigo foi escrito originalmente; você pode aprender sobre seus investimentos no metaverso no Facebook como uma empresa do metaverso.
  • Leia Clash of the Metaverse Titans para ver uma comparação semelhante, mas para Apple, Microsoft e Meta.
4.8/5 - (270 votes)

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade