O que é inflação
Inflação é o aumento dos preços de bens e serviços. Ela implica diminuição do poder de compra da moeda. A inflação é medida pelos índices de preços. O Brasil tem vários índices de preços. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o índice utilizado no sistema de metas para a inflação.
Então vamos entender um pouco sobre o que e inflação?
Causas da inflação
A inflação pode ter várias causas, que podem ser agrupadas em:
- pressões de demanda
- pressões de custos
- inércia inflacionária e
- expectativas de inflação.
Consequências da inflação
A inflação gera incertezas importantes na economia, desestimulando o investimento e, assim, prejudicando o crescimento econômico. Os preços relativos ficam distorcidos, gerando várias ineficiências na economia.
As pessoas e as firmas perdem noção dos preços relativos e, assim, fica difícil avaliar se algo está barato ou caro.
A inflação afeta particularmente as camadas menos favorecidas da população, pois essas têm menos acesso a instrumentos financeiros para se defender da inflação.
Inflação mais alta também aumenta o custo da dívida pública, pois as taxas de juros da dívida pública têm de compensar não só o efeito da inflação mas também têm de incluir um prêmio de risco para compensar as incertezas associadas com a inflação mais alta.
Resumindo a função do Banco Central: Imprimir dinheiro, gerar inflação, desregular a taxa natural de juros do mercado.
O papel do Banco Central é desvalorizar a moeda de curso forçado que circula em todo o território do Brasil (o real) para com isso garantir os privilégios de todos os que trabalham para o estado ou dependem do roubo de propriedade que ele faz direta ou indiretamente, incluindo nisso aí os políticos e funcionários estatais.
O Banco Central desvaloriza a própria moeda por meio de um processo chamado de inflação, que consiste em aumentar a quantidade de dinheiro circulante na economia, podendo assim cobrar impostos da população de maneira indireta, roubando o poder de compra principalmente dos mais pobres.
Quando você vê o preço das coisas subindo, a culpa é do Banco Central.