janeiro 7, 2025

Hemorroidas: sintomas, causas e tratamento

0
causas das hemorroidas

De acordo com pesquisas, aproximadamente, 2 milhões de brasileiros sofrem com a doença chamada Hemorroidas. Causada por diversos fatores, ela, muitas vezes, é motivo de constrangimento e dor na região. Estamos falando da doença hemorroidária, já ouviu falar?

Mais conhecida como hemorroida, essa doença pode ocasionar uma dor aguda ao evacuar e pode evoluir a problemas mais graves, necessitando de uma intervenção cirúrgica. Para quem desconhece ou não sabe muito bem como a doença age, a hemorroida pode ser tanto interna quanto externa e, em todos os casos, é o sangue que fica “preso”, e as veias incham no canal do reto ou do ânus.

Confira os principais sintomas, causas e tratamentos, de acordo com o Minas Saúde.

Quais os principais sintomas da hemorroida?

doenca hemorroidas

É um tanto quanto comum ter prisão de ventre, constipação intestinal e dificuldade em evacuar, afinal, os brasileiros têm uma rotina agitada que impede que o organismo funcione 100% eficazmente. De todo modo, esses sintomas podem resultar em problemas no intestino.

Além disso, se você sentir dor para evacuar ou se sentar, é um sinal de que alguma veia pode ter inchado ou inflamado. Se houver coceira na região anal, sangue nas fezes, e se houver bolhas que ficam para fora do ânus, é necessário procurar um profissional de imediato, de modo a verificar qual é o grau das hemorroidas presentes em seu organismo e começar o quanto antes o tratamento.

É fato que as hemorroidas podem ocorrer devido ao fator genético, entretanto, as causas podem ser ainda mais comuns, como o caso de uma alimentação fraca em fibras e nutrientes essenciais para que o organismo tenha energia durante o dia e boa saúde vascular.

Você também vai se Interessar:  Porque a fisioterapia pélvica ajuda no trabalho de parto?

Quais são as causas das hemorroidas?

Como já dito, o que pode provocar a presença de hemorroidas é a má alimentação, uma dieta fraquíssima, com pouca porcentagem de fibras e proteínas. Logo, o primeiro momento é adequar a sua alimentação, para aliviar e diminuir os sintomas, e ajudar no desaparecimento das hemorroidas, dependendo do seu grau.

Por exemplo, evitar alimentos picantes, adicionar mais ferro em suas refeições, beber bastante líquido, são algumas dicas, principalmente para quem já tem histórico na família, um fator genético nesse caso. Alguns alimentos são indicados no tratamento, para melhorar a circulação sanguínea e evitar doenças cardiovasculares, como é o caso da hemorroida.

Caso a família já tenha tido casos de hemorroidas, a probabilidade de acontecer em outra geração, também é grande. O sexo anal está vinculado à possibilidade do aparecimento de hemorroidas, devido à fricção. Tabagismo, obesidade, gravidez, transtorno de ansiedade, diarreia crônica, cirrose, são algumas causas mais clássicas, uma vez que o organismo tende a sofrer as consequências destes hábitos em médio e longo prazo.

Você sabia que o simples fato de ficar sentado por muito tempo pode diminuir a circulação sanguínea no reto e no ânus? Ou segurar as fezes (por não ter lugar adequado para evacuar)? Pois é! alguns hábitos ou situações cotidianas são muito prejudiciais ao canal anal e para o surgimento das doenças vasculares.

Quais são os Tipos de hemorroidas existentes?

equipe medica

Há dois tipos de hemorroidas que podem ser classificadas: a interna e a externa.

Como a própria definição diz, a hemorroida externa está localizada no ânus, no final do canal anal, e pode ser tocada e, algumas vezes, empurrada para dentro. Já as hemorroidas internas são aquelas que causam mais dor e coceira. Elas estão localizadas no reto. E é a partir destas que os graus podem ser classificados.

Você também vai se Interessar:  Óleos essenciais e muito mais: como usá-los no dia a dia?

Graus de hemorroidas

Os graus I e II são básicos, uma vez que incham e desincham espontaneamente, não provocando dor alguma ao indivíduo. Entretanto, os graus III e IV, tanto externa quanto interna, são aqueles que causam muita dor, não se desincham facilmente e caso seja externa, não é possível colocá-la de volta.

Se você sofre desse problema, fique atento ao tratamento, sempre em consulta com seu médico.

Quais os tratamentos das hemorroidas

Existe tratamento para as hemorroidas, independentemente do caso ou do quadro que está a doença. Entretanto, o que irá mudar, é se o método é invasivo ou não para cada paciente.

Para os graus I e II, é possível iniciar com uma mudança de dieta, uso de medicamentos específicos e o uso de pomadas, para diminuir a inflamação e permitir que haja maior circulação sanguínea na região.

Entretanto, para os casos III e IV, dependendo como for, será necessária a intervenção cirúrgica, em que as hemorroidas são removidas.

Cada tipo de tratamento é específico para cada paciente e para cada quadro de evolução da doença, sempre o melhor tratamento é feito com a ajuda de um profissional da saúde especializado.

1uBYT0-d30201

Não esqueça de procurar uma assistência médica assim que os sintomas se tornarem cada vez mais frequentes, para que as hemorroidas não avancem em grau e dificulte ainda mais o tratamento.

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.