Dicas para não se endividar com o Cartão de Crédito
Dicas para não se endividar com o Cartão de Crédito – Dívidas no cartão de crédito são muito comuns e você provavelmente passa ou conhece alguém que já passou por isso. Ter um cartão de crédito exige muita responsabilidade e te contaremos tudo sobre como adquirir um e não entrar para a lista dos negativados.
Nesse post você saberá algumas dicas para não entrar, ou simplesmente sair, do vermelho. Confira as dicas a seguir!
Antes de tudo, como saber se estou endividado no Cartão de Crédito?
É muito importante sempre ficar de olho nas finanças para saber exatamente suas dívidas e se há alguma pendente, algumas dicas são:
Baixe o app do Serasa
No app do Serasa você tem acesso a tudo! Lá eles vão te mostrar alguns dos seus cartões, contas, Score (dado muito importante!) e outras visualizações.
Para acessar sua conta, você precisa se cadastrar na plataforma e depois entrar com seu CPF. O acesso é gratuito, mas algumas funcionalidades funcionam de forma paga na plataforma.
No app no Serasa há a possibilidade de ver suas pendências e a numeração do seu Score. Conforme a numeração, preferencialmente se for baixa, você saberá que há pendências.
Sempre fique atento aos seus aplicativos de banco
Muitas vezes seu nome aparece como negativo e você nem sabe o motivo. É muito importante que você controle seus gastos por uma interface mais simples, com a do app do seu banco.
Instale e comece a seguir exatamente os valores que saem da sua conta e os valores passados no crédito. Assim, você não só se organiza, como entende rapidamente que está em uma situação ruim.
Caso você sinta que há alguma divergência entre os valores contabilizados na sua conta e os seus gastos, procure sua agência. Esse erro pode resultar em um endividamento desnecessário.
Me endividei, o que faço agora?
O endividamento é comum para inúmeros brasileiros, principalmente pelo período caótico que a pandemia do Covid-19 proporcionou para o mundo inteiro.
Se o endividamento passar a ser uma realidade na sua vida, a primeira dica é: calma! Respire fundo e tente pensar em formas de diminuir cada vez mais essa dívida, seja com o parcelamento da dívida, seja com um empréstimo.
É muito importante entender o que de fato vai te ajudar a sair dessa situação, não aquilo que irá te colocar cada vez mais nesse momento delicado.
Aqui vão algumas dicas para você reverter esse jogo:
1- Procure o local em que a dívida está feita e peça um plano de renegociação;
2- Entenda se as formas dadas por esse local são viáveis para você (não adianta nada melhorar a situação do agora e depois tudo voltar a ficar ruim);
3- Só cogite um empréstimo se de fato for algo que você possa pagar a longo prazo! Entenda a proposta da instituição que vai te emprestar, antes de aceitar qualquer opção;
4- Não faça nada de cabeça cheia. Quando falamos de dinheiro, precisamos de calma, para isso é importante parar e analisar o que de fato faz sentido.
Há diversos meios de renegociação de dívidas, principalmente quando o endividamento surge da relação com bancos. Normalmente há uma oferta de melhorar a forma de pagamento da dívida, isso pode te ajudar.
No final, você vai conseguir. Quando tudo for quitado, pense sempre no quanto você não deseja passar por esse processo novamente!
Depois disso, como me educo financeiramente?
Primeiro é importante entender que Cartões de Crédito não são essenciais. A principal funcionalidade deles é te possibilitar ter um valor que você não tem naquele momento.
Por isso, tente entender duas coisas:
1 – Você realmente precisa desse objeto/serviço agora?
2- Há a possibilidade juntar o valor à vista para compra com negociação?
Tudo isso deve ser questionado antes de usar o cartão de crédito, pois te permite conseguir descontos e não cair no tão temido juros.
Se questionar sobre a real necessidade de comprar algo é outra saída eficaz para não entrar em dívidas desnecessárias. Faça seu planejamento monetário do mês pensando em quanto você ganha, quanto gasta e as possíveis emergências.
Se planejar financeiramente é um processo. Entenda que o seu pode demorar, mas com empenho, você irá conseguir sair do vermelho.
Gostou das dicas? Para saber tudo sobre o mundo das Finanças, siga o —– e fique por dentro de tudo!