Como um planner pode ajudar na sua organização?
Há 5 anos eu descobri o planner e, consequentemente, meu novo jeito de me organizar. O tal do planner é uma ferramenta de planejamento pessoal, que vai além da simples marcação de compromissos.
Uma das coisas de que mais gosto nessa “agenda gourmet” é que há espaço para me expressar de várias formas: poesias, scrapbook, desenhos, adesivos. Tudo isso cabe num planner. Posso ter todas essas coisas num mesmo lugar.
Mas, você sabe o que é um planner?
Como já adiantei acima, é uma ferramenta de organização do tempo e planejamento pessoal e profissional. Pode-se dizer que é a evolução da agenda. O planner possui semelhanças com uma agenda, mas também possui muitas diferenças.
Há diversos tipos e modelos de planners à venda no mercado mas todos possuem um mesmo foco: planejamento. A ideia é centralizar num único lugar todos os compromissos da família e programar detalhadamente eventos importantes, por exemplo.
Há a parte da agenda semanal: onde marcamos os compromissos como médicos, dentistas, reuniões, etc. Fica mais fácil visualizar tudo que temos que fazer no dia e na semana.
Há calendários mensal e anual: para registrar viagens, aniversários, férias, etc. Assim temos uma visão mais ampla e não corremos o risco de sobrepor eventos.
Há espaço para planejar atividades: uma viagem em família, a festa de aniversário do filho, uma mudança de casa.
Há, ainda, mais espaço para o planejamento financeiro, controle de compras pela internet, organização de estudo. O bacana é exatamente isso: pode-se adaptar o planner às nossas necessidades.
Como se organizar com um planner?
Agenda semanal:
Chamo de agenda semanal a parte em que temos a visão da semana completa. No meu planner, vai de segunda a domingo, numa sequência horizontal. Cada dia é dividido em 3 quadradinhos e há linhas extras no fim de cada coluna de dia.
Essa apresentação pode variar um pouco de uma marca para outra, mas, em geral, há sempre uma agenda semanal no planner!
Uso essa parte para anotar os compromissos diários: médico, dentista, prova, ballet, natação. Cada um com seu respectivo horário.
Além disso, gosto de ter algum tipo de decoração nessa parte funcional. Gosto de decorar essa parte de forma bem simples: adesivos e canetas coloridas. Escrevo frases e faço uns rabiscos (alguns podem até dizer que são doodles, mas não me importo de chamar de rabiscos).
Páginas extras:
As páginas extras são aquelas que normalmente ficam no final do planner e as páginas ou espaços que meio que “sobram” entre um mês e outro. É nessas páginas que o planejamento pessoal acontece efetivamente.
Na parte semanal, de agenda e calendário, eu acabo anotando compromissos, tarefas e fazendo o planejamento mais a curto prazo dessas atividades. Nas páginas extras tenho mais espaço para detalhar o planejamento dos meus projetos e sonhos.
Utilizo bastante esse espaço para fazer o planejamento do blog e organizar meus estudos. Também faço muitas listas nessas páginas! Parceiros ou empresas com os quais quero manter contato, Banco de ideias para posts futuros, e-mails que quero enviar, alguns posts que quero publicar nas redes sociais. Fica tudo concentrado no final do planner.
Entre um mês e outro do planner, ou ao fim de uma semana, acabam aparecendo algumas páginas ou parte de páginas livres. Costumo utilizar esses espaços para planejamento de questões mais voltadas à família e vida pessoal.
Por exemplo, num mês eu uso essas linhas para enumerar todos os guests posts que quero fazer durante o ano no blog. Em outro mês, uso essa páginas para fazer a lista de convidados para a festa do Vinicius. Em outro mês uso para anotar a lista de presentes de Natal.
Eu uso e abuso de todos os espaços disponíveis do meu planner! Encontrei nele uma grande ajuda para minha organização pessoal e profissional.
Contando um pouquinho da minha experiência, espero ajudar outras pessoas a entender como um planner pode ajudar na organização delas também.
Talita Rodrigues Nunes, 41 anos, casada com seu príncipe Charlles e mãe do Vinicius, de 9 anos. É apaixonada pelo seu planner e escreve sobre como ele a ajuda a organizar a vida de mãe, esposa, mulher e profissional no blog Só Melhora (somelhora.com.br).