Como selecionar o melhor cartão para as suas demandas?
O cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais populares no Brasil, reconhecido por sua flexibilidade e pela possibilidade de parcelar compras. Ele é amplamente utilizado pelos brasileiros, mas o acesso pode variar de acordo com fatores como renda e histórico de crédito.
Diante da diversidade de opções no mercado — que incluem cartão de crédito com anuidade e cartão de crédito sem anuidade, além de produtos com benefícios exclusivos, como programas de milhas ou cashback — é fundamental analisar suas necessidades antes de tomar uma decisão.
Vale lembrar que este conteúdo não é uma recomendação financeira, tendo apenas uma finalidade educativa.
Comece com a análise de perfil
Nem sempre o cartão mais indicado para uma pessoa vai coincidir com o recomendado para outra pessoa, por exemplo. E isso acontece por conta do perfil de cada um, que inclui o comportamento de compra e as metas financeiras. Por isso, é importante ficar atento a estes pontos.
Perfil de gastos
O perfil de gastos, como o nome já indica, mostra como cada um costuma usar o seu dinheiro. Se os valores são altos ou baixos, se possui o hábito de parcelar e no que costuma gastar mais. Essas informações serão essenciais na hora de avaliar as opções do mercado.
Metas financeiras
As metas financeiras também influenciam diretamente a escolha do cartão de crédito. Uma pessoa que tem como meta gastar até R$1.000/mês, por exemplo, não vai se interessar ou aproveitar as mesmas vantagens de quem gasta 4 ou 5 vezes mais no cartão. Portanto, a dica é colocar suas principais metas no papel para entender melhor seu perfil.
Compare as condições
Depois de levantar as principais informações do seu perfil de gastos, fica mais fácil entender como cada opção do mercado se encaixa no seu dia a dia. O ideal é pesquisar os benefícios e as condições de cada cartão para entender se eles fazem ou não sentido. Abaixo, listamos os principais:
Programa de pontos
O programa de pontos é um dos principais benefícios oferecidos atualmente. Nos cartões com esse sistema, o comprador ganha um determinado número de pontos a cada compra. Futuramente, em posse de tais pontos, ele pode trocá-los por experiências e produtos.
Parcerias com lojas
Os cartões com parceria com lojas oferecem condições especiais para seus usuários. Assim, é possível ganhar desconto em produtos, ter condições melhores de parcelamento ou até mesmo comprar antecipadamente.
Limite, taxas e tarifas
Apesar de não serem exatamente um benefício, as taxas, as tarifas e o limite dos cartões também precisam passar por avaliação e comparação com o seu perfil. A dica é colocar taxas, tarifas e anuidade na ponta do lápis e entender se seu perfil de gastos e o limite disponível fazem sentido com a proposta.
Use o cartão escolhido com consciência
Depois de avaliar todos os pontos acima, é possível escolher o cartão de crédito mais adequado para cada perfil. Ainda assim, é importante usá-lo de forma consciente, controlando bem os gastos!
Mantenha sempre cuidados essenciais, como o controle do limite de crédito, a priorização de pagamento integral da fatura e o cuidado com compras parceladas em muitas vezes. Isso irá te ajudar a evitar endividamentos e juros altos.
Portanto, na hora de escolher o melhor cartão de crédito, não existe uma regra clara! O mais indicado é sempre entender o seu perfil, as principais características dos cartões disponíveis no mercado e fazer a comparação. Por melhor que seja o cartão, mantenha o uso consciente para que esse continue sendo um meio de pagamento que agregue nas suas finanças.