Como Funciona o Titulo de Capitalizarão do Bradesco?

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Atendimento ao Cliente
em setembro 24, 2021

Como Funciona o Titulo de Capitalizarão do Bradesco? – Os títulos de capitalização são comercializados e organizados em séries. Quem paga pelo título é chamado de subscritor. Ele define quem será o titular, ou seja, o proprietário do título, que pode ser ele mesmo ou algum amigo ou familiar a quem queira presentear. O titular participa dos sorteios, recebe o valor acumulado e quaisquer direitos sobre o título. Quando estiver prevista a cessão do direito de resgate do título para alguma instituição, o subscritor deve ser informado ao comprar o título.

Como Funciona o Titulo de Capitalizarão do Bradesco?

Títulos de capitalização só podem ser comercializados por sociedades de capitalização autorizadas a funcionar pela Susep. O prazo de vigência, período em que o título de capitalização é administrado pela sociedade de capitalização, deve ser igual ou superior ao período de pagamento do título. Desde que respeitado o tempo de carência previsto, o valor resgatado será proporcional ao tempo de pagamento.

Você guarda dinheiro, concorre a sorteios e resgata o que pagou no fim do plano

Nos títulos com vigência de 12 meses, os pagamentos são obrigatoriamente fixos. Já nos que possuem vigência superior, é permitida a atualização dos pagamentos a cada 12 meses, por um índice oficial estabelecido no próprio título.

Não há cobrança de taxas na contratação. O pagamento é dividido em partes. Uma delas, chamada de Cota de Capitalização ou Provisão Matemática, é usada para formar o capital acumulado. Sobre essa cota é aplicada a atualização mensal obrigatória, em geral pela TR, e uma taxa de juros de, no mínimo, 20% da taxa de juros mensal aplicada à caderneta de poupança. O restante do valor pago é usado para custear os sorteios – quase sempre previstos nesse tipo de produto – e as despesas administrativas das sociedades de capitalização.

Sorteios

Quando previstos sorteios, todos os compradores que estiverem com o pagamento em dia concorrem a eles. Algumas empresas associam seus sorteios aos das loterias oficiais. Outras preferem um modelo próprio. Nesse caso, a empresa deve divulgar amplamente, e com a devida antecedência, as datas e os locais em que eles acontecem. No dia, é obrigatória a presença de auditores independentes, sendo assegurado aos participantes o livre acesso ao local do sorteio – que pode ser semanal, mensal ou especial. Sobre os prêmios dos sorteios incide imposto de renda, conforme legislação.

Resgates

Alguns títulos exigem o cumprimento de carência em que o capital fica indisponível ao titular. Se o titular solicitar o resgate nesse período, ou se o título for cancelado, o pagamento ocorre após o período de carência e é proporcional aos valores pagos, de acordo com as condições previstas. Nos casos de resgate antecipado, a sociedade de capitalização pode definir uma penalidade de até 10% do capital formado. Existem alguns títulos com previsão de resgate parcial e, nesses casos, também, pode ser aplicada a penalidade de até 10%.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade