Características essenciais para uma TV perfeita para jogar
Resolução e taxa de atualização da imagem são apenas algumas das qualidades para ficar de olho
O setup gamer para quem tem um videogame não chega a ser tão complexo quanto para quem joga no computador. Contudo, a construção do setup ideal vai além de simplesmente ter o console em si. Para tirar o melhor proveito da experiência — e ainda economizar, escolher uma smart TV em promoção que seja compatível com as novas tecnologias e games mais modernos é uma solução bastante interessante.
Nesse sentido, é preciso prestar atenção em detalhes que vão além da resolução do aparelho. Saiba quais são as características essenciais que uma TV gamer deve ter no texto a seguir.
Taxa de atualização
Se tem um aspecto que todo gamer fica de olho ao comprar um monitor para computador, um notebook ou uma TV para jogar é a taxa de atualização. Para quem não está familiarizado, ela corresponde à frequência na qual a televisão atualiza a imagem na tela. Ou seja, quantas imagens (que podem ser chamados de frames ou quadros) o aparelho reproduz por segundo.
Quanto maior for essa taxa, melhor torna-se a jogatina, já que a imagem fica mais fluida. Muitos jogos recentes, até os que não exigem taxas de resolução superiores a 60 Hz, proporcionam uma experiência imersiva com imagens de qualidade já nessa faixa. Porém, outros games, ainda mais aqueles mais competitivos como Battlefield ou Call of Duty, são mais aproveitados com uma taxa de atualização igual ou superior aos 120 Hz.
Resolução
A qualidade de imagem da TV está diretamente ligada à quantidade de pixels que ela apresenta — sendo que a resolução acaba sendo um dos fatores principais na hora de escolher um aparelho. Para os gamers, as TVs 4K, que estão em alta no mercado, é a escolha mais segura, pois apresentam qualidade de imagem incrível e estão com preço parecido com os modelos HD e Full HD, que não valem mais o investimento.
Para quem tem condições, ainda é possível pensar nas TVs 8K. Essa é uma tecnologia relativamente recente, menos popular e que exige alto investimento. Por enquanto, não há muitos consoles e jogos compatíveis com esse formato, apesar de que essa deve se tornar uma tendência natural no futuro.
Input lag
Quando se conversa sobre comprar uma nova televisão, dificilmente você verá alguém comentando sobre o input lag. Essa é uma especificação técnica mais obscura que não costuma fazer parte dos anúncios desses aparelhos, sendo preciso analisar as especificações do produto.
Mas o que seria o input lag? Ele pode ser definido como o tempo decorrido entre a execução de um comando e a reprodução dele na televisão. Assim, ao apertar um botão do controle do seu console, essa informação é enviada para o videogame e, depois, para a televisão. Todo esse processo é medido em milissegundos (ms) e, quanto maior for esse tempo, maior é o atraso e mais prejudicada é a experiência do jogador. No caso dos gamers, o ideal é procurar um aparelho que tenha um valor de, no máximo, 30 ms para que essa resposta seja rápida. E quanto menor for o valor, melhor será para o jogador.
LED ou OLED?
Uma dúvida clássica que muitos têm nos dias de hoje ao escolher uma nova TV é se vale a pena comprar uma LED ou OLED. Ambas são boas escolhas, sendo que a LED padrão se destaca pelo seu preço mais acessível. Contudo, os modelos OLED contam com qualidade de imagem muito superior, pois emitem mais tons dentro do espectro de cores, variando mais as tonalidades na formação da imagem.
A cor preta também tem mais qualidade nas TVs OLED, pois os pixels da TV não acendem nesses casos. Assim, o contraste de modo geral é melhor, com pretos mais profundos e sem a necessidade de iluminação na tela.
HDMI 2.1
A comunicação entre o videogame e a TV precisa ser a melhor possível, de modo que se deve ficar de olho nos recursos que conectam esses aparelhos. A entrada para o cabo HDMI 2.1 vem se tornando mais popular desde o lançamento da última geração de consoles, permitindo a reprodução de games em 4K e até 120 Hz. Portanto, checar a disponibilidade dessa conexão é fundamental para quem quer ter uma TV gamer em casa.