Câmeras inteligentes: o que são e como funcionam?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Atendimento ao Cliente
em junho 14, 2022

A utilidade de ferramentas de inteligência artificial, como câmeras inteligentes, multiplicou suas aplicações em diversos setores. Por seu número, suas funcionalidades e suas aplicações, essas câmeras inteligentes são uma das principais fontes de proliferação de dados no mundo. Seu volume exponencial força as empresas a repensar o armazenamento de dados de forma mais racional para aproveitar novas oportunidades especulativas.

As câmeras inteligentes, derivadas da visão industrial, são câmeras enriquecidas com eletrônica que permitem não apenas a captura e armazenamento de imagens, mas também sua análise e processamento, bem como sua transmissão aos sistemas circundantes.

Cada vez mais lares estão equipados com um sistema de videovigilância e, em particular, com uma câmera inteligente, mas a que corresponde este nome? É realmente eficaz?

Vigilância por vídeo: reduzindo o risco de roubo

Os roubos e tentativas de arrombamentos já não se limitam às casas mais ricas, muitos roubos são registrados em casas “clássicas”, sem nenhum sinal externo de riqueza.

Os métodos dos assaltantes estão cada vez mais aguçados, estes últimos realizarão vigilância durante vários dias de forma a observar os hábitos e horários dos habitantes, permitindo assim fixar uma data e uma hora ideal para proceder à intrusão.

Esse medo crescente dentro das famílias agora se reflete na implementação de sistemas para reduzir esses riscos. As estatísticas mostram que a presença de um sistema de alarme ou reconhecimento de movimento incomum reduz o risco de roubo em mais da metade . Ao mesmo tempo, o mercado de sistemas de vigilância viu o surgimento de câmeras inteligentes.

Você também vai se Interessar:  Fitch Affirms Aristocrat's 'BBB-' IDR on Playtech Deal Lapse; Outlook Stable - Fitch Ratings

Qual é o princípio da câmera inteligente?

 As câmeras de vigilância possibilitam o registro das entradas e saídas da casa, o que permite vigiar a casa à distância e também ser informado rapidamente de movimentos incomuns.

Estas câmeras são simplesmente equipadas com sensores que permitirão reconhecer facilmente a silhueta de um ser humano, um animal ou a presença de um carro. A câmera inteligente não se limita a tentativas de intrusão, ela também pode reconhecer uma variação de temperatura, que pode estar ligada, por exemplo, ao início de um incêndio.

Os habitantes ficam assim permanentemente atentos ao que se passa em tempo real e podem ser informados de ocorrências anormais (SMS, e-mail, chamada de voz).

O interesse da câmera inteligente é poder ser instalada em ambientes internos e externos, ela terá sensores de movimento e temperatura, mas também um sistema de visão noturna.

Já não é uma simples videovigilância, estamos a falar de vigilância ativa , permitindo-lhe reagir mais rapidamente. Uma câmera clássica simplesmente gravará eventos, a câmera inteligente permitirá informar os habitantes e realizar uma reação de emergência: chamar a polícia, bombeiros, etc.

Do que as câmeras inteligentes são capazes hoje?

Desde distinguir entre humanos até animais e veículos. O principal problema encontrado nas câmeras de vigilância convencionais é o envio de alertas intempestivos. De fato, uma câmera IP comum dará o alerta quando algo passar em seu campo de visão.

Claro que já traz algum conforto saber que seremos alertados ao menor movimento suspeito. Por outro lado, pode rapidamente se tornar cansativo receber várias notificações por hora por causa de um galho que se move na frente da câmera com tempo ventoso ou por causa de algum animal.

Você também vai se Interessar:  BBB Tip: Avoiding travel scams while planning for spring break - Victoria Advocate

Algumas câmeras inteligentes permitem limitar ou até mesmo erradicar alertas incômodos. Como? Analisando o que passa em seu campo de visão. Assim, essas câmeras de vigilância inteligentes sabem a diferença entre uma pessoa e seu animal de estimação.

A câmera interna conectada vai ainda mais longe. De fato, esta câmera inteligente não é apenas capaz de distinguir entre humanos e animais, mas também possui reconhecimento facial. Ela é capaz de diferenciar as pessoas que passam em seu campo de visão. Assim, sabe se a pessoa que acaba de entrar na habitação é uma pessoa conhecida ou se é um intruso.

Este feito técnico permite que esta câmera ofereça funções mais avançadas do que seus concorrentes. De fato, saber reconhecer rostos permite notificá-lo de que seus filhos voltaram da escola, mas também proteger a privacidade da casa ao não gravar vídeos de pessoas familiares.

Uma vez memorizada cada pessoa da casa, a câmera dá boas-vindas, juntamente com os detectores de abertura e a sirene, é capaz de ativar o alarme automaticamente quando toda a família sai de casa. Ele também desativará este alarme quando você voltar para casa.

Deve-se notar que as câmeras também oferecem reconhecimento facial, mas apenas por meio de seus servidores. Além disso, essas câmeras podem contribuir para visão computacional, produzindo imagens que podem ser interpretadas para solucionar problemas de empresas, como por exemplo, na detecção de qualidade de produtos. 

Conclusão

As câmeras inteligentes estão em constante evolução e trazem muitos benefícios para seu lar. A segurança é fundamental para o conforto e bem-estar da sua casa e da sua família. Sendo assim, com o suporte da Inteligência Artificial, as câmeras inteligentes são extremamente eficazes para a proteção e manutenção do seu patrimônio.

Você também vai se Interessar:  Fitch Affirms SURA Asset Management SA at 'BBB'; Revises Outlook to Stable - Fitch Ratings

Por fim, com todos os recursos como reconhecimento facial, identificação e diferenciação de humanos, assim como distinguir movimentos de animais, por exemplo, é uma revolução no mercado de vigilância e muito indicada para qualquer pessoa e residência!

 

4.8/5 - (212 votes)

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade