Cuidados na Hora de Enviar Dinheiro pelo WhastApp
Olá amigos! Das mensagens de ‘Bom Dia’ da família, às mensagens falsas do WhatsApp University, hoje, o WhatsApp se tornou o aplicativo de mensagens mais popular do mundo. Eles têm mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais. O que significa que 25% da população do mundo usa este aplicativo. Mas você já se perguntou, já que este aplicativo é totalmente gratuito e não há anúncios neste aplicativo, então como essa empresa WhatsApp ganha dinheiro? No vídeo de hoje, vem vamos entender o Modelo de Negócios do WhatsApp. Este vídeo é desenvolvido pela Vested Finance. O WhatsApp foi fundado no ano de 2009, por duas pessoas: Brian Acton e Jan Koum. Antes disso, os dois haviam trabalhado juntos no Yahoo! por 9 anos. E quando eles deixaram o Yahoo! eles estavam se candidatando a empregos em várias empresas, eles se candidataram ao Facebook, mas foram rejeitados. Eles se inscreveram no Twitter, mas também foram rejeitados. De fato, em 2009, Brian Acton twittou notoriamente , nele, ele escreveu que havia se candidatado a um emprego no Twitter, mas foi rejeitado, mas não ficou muito desapontado porque o trajeto seria muito longo. Ele twittou algo semelhante depois de ser rejeitado no Facebook. Ironicamente, apenas 5 anos depois, o Facebook comprou o WhatsApp por US$ 19 bilhões. Mas antes disso, é interessante saber de onde eles tiraram a ideia de criar o WhatsApp? Jan Koum costumava frequentar academias, e lá percebeu que não conseguiria receber as ligações de seus amigos. Ele continuou em chamadas perdidas. Isso o fez pensar que deveria haver um aplicativo, que deveria ter um status de que ele estava na academia no momento, para que seus amigos pudessem ver o status e entender que já que ele está na academia, eles não deveriam ligar para ele então . A partir dessa ideia básica, ele criou o aplicativo WhatsApp. É interessante notar que este aplicativo não tinha mensagens. Você não podia enviar mensagens para ninguém. Como você pode fazer agora no WhatsApp. Este aplicativo era simplesmente WhatsApp. A palavra WhatsApp veio das palavras ‘E aí?’ Como você pergunta às pessoas: “E aí? Como você está?” Neste aplicativo, você pode simplesmente informar aos outros o que você estava fazendo. O que significa que você pode simplesmente postar seu status neste aplicativo. Você poderia escrever que estava na academia. E o aplicativo notificaria o resto de seus amigos, que você está na academia. Quando você altera seu status, este aplicativo notifica seus amigos e contatos. Este aplicativo foi criado para fazer apenas isso, inicialmente. Mas, eventualmente, ele percebeu que alguns dos usuários deste aplicativo estavam usando o status como mensagens. Quando alguém mudaria o status para fazer algo, seus amigos poderiam atualizar seu status com o que estivessem fazendo. Assim, a primeira pessoa atualizaria seu status mais uma vez, em resposta. Da mesma forma, as pessoas começaram a usá-los como mensagens. Então eles pensaram que seria melhor tornar o aplicativo um serviço de mensagens. E essa ideia foi um grande sucesso. Porque em 2009, havia apenas um outro aplicativo no qual se podia enviar mensagens gratuitamente. Esse foi o BlackBerry Messenger (BBM) do BlackBerry. O problema com isso era que você tinha que ter um telefone BlackBerry. Assim, apenas os usuários de telefones BlackBerry poderiam usar o BBM. E o WhatsApp preencheu uma lacuna aqui. Os usuários de outros telefones sentiram a necessidade de um aplicativo de mensagens gratuito, e o WhatsApp se tornou esse aplicativo. Em poucos dias , foi baixado mais de 200.000 vezes. O WhatsApp começou a receber financiamento de investidores. A popularidade do WhatsApp disparou por conta própria. Sem qualquer marketing ou anúncios. Porque os usuários gostaram tanto que contaram a seus amigos sobre isso. Esses amigos contaram a seus amigos, e o WhatsApp teve um crescimento orgânico. Como você deve se lembrar, por volta de 2009, essas companhias telefônicas cobravam muito dinheiro pelo envio de cada SMS. As taxas de chamadas foram baseadas em minutos por chamada. Eles eram bem caros. E aqui estava uma opção gratuita clara para que as pessoas começassem a usar o WhatsApp. Nos próximos 2 anos, este aplicativo se tornou um dos 10 melhores aplicativos da AppStore. Isso era verdade para quase todos os países. Exceto para a América. Nos Estados Unidos, em 2009, a maioria de suas companhias telefônicas tinha tarifas fixas para SMSs e minutos de ligações grátis. Então isso não foi um grande incentivo para os americanos usarem o WhatsApp. Eles continuaram usando SMSs. E ainda hoje, os EUA são um dos mercados com pior desempenho para o WhatsApp. Você pode imaginar isso? O WhatsApp viu seu crescimento devido aos países europeus, asiáticos e africanos. Falando em dinheiro, inicialmente não havia muitos gastos para rodar o WhatsApp. Eles tinham uma equipe pequena, eles construíram um aplicativo simples. Eles não estavam gastando dinheiro em marketing ou veiculando anúncios. Portanto, a maior despesa de execução do WhatsApp foi, na verdade, o custo de envio de SMS. O texto de verificação que o WhatsApp envia quando um usuário se junta a ele, então o único SMS por usuário que eles tiveram que enviar para verificação, foi a maior despesa na época. Onde eles poderiam conseguir dinheiro para isso? Receberam alguns investimentos. Com seu sucesso, mais empresas queriam investir neles. Eles lhes dariam dinheiro em troca de suas ações. Mas os investimentos não estavam chegando. Então, eles criaram um novo modelo de negócios. O WhatsApp começou a cobrar de seus usuários $ 0,99 cerca de $ 1 por ano, eles começaram a cobrar de seus usuários para usar este aplicativo. Você ouviu certo, o WhatsApp não era mais um aplicativo gratuito. Eles começaram a cobrar $ 1. Mas, apesar disso, a experiência do usuário do aplicativo foi tão boa e o aplicativo funcionou tão bem que , além disso, novos recursos foram sendo adicionados, como agora você pode enviar fotos pelo WhatsApp. Seu crescimento continuou. Em 2011, seu aplicativo se tornou o principal aplicativo na AppStore. Acton foi claro sobre uma coisa. Ele havia colado um bilhete em sua mesa. “Sem anúncios! Sem jogos! Sem truques!” Ele não queria veicular nenhum anúncio no WhatsApp. Nem ele queria adicionar recursos que não tinham um propósito maior. Ele queria manter o aplicativo simples e direto ao ponto. O aplicativo criado para mensagens. Ele queria que o aplicativo fosse tão bom nisso que nenhum outro aplicativo pudesse competir com ele. E as pessoas continuam usando. Seu modelo de negócios de $ 1 foi muito bem sucedido. Em 3 anos, o WhatsApp se tornou uma empresa lucrativa. Todo o dinheiro que ganharam foi gasto em sua pequena equipe. Para que novos recursos possam ser adicionados ao WhatsApp. Os problemas no software podem ser corrigidos. E um aplicativo de mensagens confiável pode ser criado. Eles alegaram que seu produto era sua paixão. E que os dados dos usuários não eram algo que os interessasse. Que eles não tinham interesse em pegar os dados dos usuários. Mas depois disso, o Facebook faz uma entrada em nossa história. E este modelo começou a desmoronar a partir daqui. Mark Zuckerberg estava tentando comprar o WhatsApp desde 2012. Mas esse negócio foi finalizado em fevereiro de 2014. E o WhatsApp é adquirido por US$ 19 bilhões pelo Facebook. E os funcionários que trabalhavam no WhatsApp, agora se tornaram funcionários do Facebook. Os fundadores do WhatsApp também tiveram uma reunião com o CEO do Google, Sundar Pichai. Mas nenhum acordo foi finalizado com o Google. Amigos, se você está se sentindo inspirado pela história do WhatsApp e quer investir nas ações de grandes empresas americanas como o WhatsApp , eu faria uma pequena pausa para que você saiba que uma maneira incrível de fazer isso é através do Vested. A Vested é uma plataforma de investimento dos EUA com comissão zero. Para investidores indianos. Sim, você ouviu direito. Muitas pessoas não sabem que você pode investir em ações de empresas sediadas nos EUA enquanto estiver na Índia. Apenas alguns anos atrás, esse processo era muito difícil, você tinha que ir ao banco e assinar muita papelada. Mas agora tudo isso se tornou muito simples, barato e transparente. Por meio de aplicativos como o Vested. No Vested, você pode realizar negociações ilimitadas de comissão zero. E como esta é uma empresa nova, eles não têm taxas de abertura de conta agora. Por meio desse aplicativo, você pode investir em ações de gigantes americanas como Apple, Google, Microsoft, Tesla e em ações de muitas outras. E as primeiras 1.000 pessoas que usarem o link fornecido na descrição para baixar este aplicativo e adicionar fundos ao seu portfólio receberão um bônus de $ 10 do Vested. Então clique no link fornecido na descrição rapidamente e confira este aplicativo. E eu gostaria de lhe dar uma pequena dica ao investir, não invista muito dinheiro em nenhuma empresa. Diversifique seu portfólio, ou então, se uma empresa quebrar, todo o seu dinheiro será perdido. Você tem que ter cuidado com essas coisas. Invista somente após uma pesquisa suficiente, uma vez que você tenha certeza absoluta sobre isso. Voltando ao assunto. O Facebook estava tão desesperado para comprar o WhatsApp, porque o WhatsApp era o maior concorrente do Facebook Messenger. E em 2014, vários outros aplicativos de mensagens surgiram na competição. Como WeChat, Kik, Line e Viber. O Facebook queria comprar o WhatsApp para que não houvesse concorrência significativa depois que eles possuíssem o Facebook Messenger e o WhatsApp. Além disso, o WhatsApp teve acesso aos dados do usuário de tantas pessoas, e o Facebook percebeu que poderia usar esses dados do usuário para ganhar mais dinheiro. Porque o Facebook administra sua empresa vendendo dados. Falaremos sobre isso em algum outro vídeo. Quando discutimos o Modelo de Negócios do Facebook. Após esse acordo, Acton e Koum, os fundadores do WhatsApp, tornaram-se bilionários da noite para o dia. Se você está se perguntando sobre o motivo de vender o WhatsApp, o Facebook e Mark Zuckerberg disseram a eles que permitiriam que eles executassem o WhatsApp de forma independente, mesmo após a aquisição. Que não haveria interferência em seu trabalho. Assim, eles concordaram em vendê-lo. Parece um bom negócio. Eles recebem o dinheiro e nem precisam comprometer seus valores. Mas não há final feliz nesta história. Porque houve conflitos constantes entre Facebook e WhatsApp nos anos seguintes. A equipe do WhatsApp e seus fundadores e a forma como o Facebook os pressionava. Em janeiro de 2016, ficamos sabendo que o WhatsApp havia removido suas taxas de US$ 1. E o WhatsApp voltou a ser um aplicativo totalmente gratuito. A razão por trás disso é que existem muitos países como a Índia, onde as pessoas não têm cartões de crédito. Portanto, eles não puderam pagar a taxa de US$ 1, e muitas pessoas não conseguiram pagar. Nesse caso, tornar este aplicativo gratuito ajuda a desenvolver uma base de usuários maior, então eles decidiram que, como queriam expandir e ter mais usuários para seu aplicativo , teriam que torná-lo gratuito para uso. Surgiu então a questão, qual deveria ser o Modelo de Negócios? Como eles devem ganhar dinheiro? Durante esse tempo, dizia-se que o WhatsApp tentaria fazer parcerias com empresas e tentaria encontrar uma fonte de receita a partir daí. Ao mesmo tempo, Mark Zuckerberg estava sendo pressionado por seus investidores porque US$ 19 bilhões haviam sido pagos ao WhatsApp e eles precisavam ganhar algum dinheiro com isso de alguma forma. De alguma forma, eles precisavam justificar a compra e mostrar que era lucrativa. Eles tiveram que tornar o WhatsApp lucrativo rapidamente. De uma forma em que eles poderiam ganhar mais dinheiro com o WhatsApp. Por sua vez, Mark pressionou os fundadores do WhatsApp. Fartos disso, os fundadores do WhatsApp finalmente desistiram em março de 2017, não aguentavam mais. Brian Acton renunciou ao cargo em setembro de 2017. Alguns meses depois, Jan Koum também deixou o WhatsApp. Dizer que a opinião do Facebook sobre privacidade de dados e o modelo de negócios que o Facebook quer forçar no WhatsApp não são o que ele concordou. E que ele não podia tolerar isso de forma alguma. E assim ele estava deixando o WhatsApp. Amigos, você pode dizer que depois de 2018, Mark Zuckerberg estabeleceu seu controle sobre o WhatsApp. Brian Acton passou a estabelecer uma Signal Foundation sem fins lucrativos. Com isso, conseguimos o novo aplicativo de mensagens Signal. Como você sabe, muitas pessoas comparam o Signal com o WhatsApp. E acredite que o Signal é um aplicativo superior em muitos aspectos. Ele protege sua privacidade de dados , é um aplicativo gratuito como o WhatsApp. E o mais importante, é um aplicativo sem fins lucrativos. Desta vez, Brian decidiu que não queria se envolver em Modelos de Negócios, porque sempre que eles correm atrás de lucros, eles têm que comprometer os princípios da empresa de uma forma ou de outra. É por isso que o Signal continuaria sendo um aplicativo sem fins lucrativos, eles não se preocupariam em ganhar dinheiro , garantiriam a privacidade dos dados dos usuários e forneceriam aos usuários um aplicativo de mensagens verdadeiramente gratuito. Felizmente, poderíamos obter um aplicativo como este. Mas esse vídeo está no WhatsApp. Então, o que aconteceu com o WhatsApp? Qual foi o modelo de negócios que Mark Zuckerberg inventou? Em 2018, o Facebook lançou o aplicativo WhatsApp Business. Neste aplicativo, as empresas podem criar seus perfis comerciais. E as empresas verificadas podem vincular seus sites e páginas do Facebook a este perfil comercial. O Facebook estabeleceu um link entre as Páginas do Facebook e o WhatsApp. As pessoas podem usar os perfis comerciais para entrar no Facebook através do link. Eles criaram uma excelente opção de promoção do Facebook. Os novos usuários que visitam os perfis comerciais agora podem acessar a página do Facebook com apenas um clique. Embora o aplicativo WhatsApp Business seja totalmente gratuito, mas a API Business é a fonte de receita do WhatsApp. API é a Interface de Programação de Aplicativos. Basicamente, um meio através do qual vários aplicativos podem se comunicar uns com os outros. Ou executar uma função ou uma tarefa. Deixe-me explicar isso com um exemplo. Ao reservar um táxi no Uber, você notou que o mapa no Uber, tem a marca d’água do Google. Basicamente, o Google Maps está fornecendo seus serviços ao Uber. Para que o Uber possa mostrar um mapa em seu aplicativo. O Google obviamente não é o criador do Uber. Em vez disso, o que está acontecendo aqui é que o Google Maps está fornecendo sua API para o Uber. Está fornecendo sua Interface de Programação de Aplicativos para a Uber. Da mesma forma, o WhatsApp está vendendo sua API para empresas. Se as empresas quiserem interagir com os clientes pelo WhatsApp e responder automaticamente às consultas , podem fazê-lo, mas se usarem a API do WhatsApp , podem até enviar confirmação de envio, lembretes de agendamento e até vender ingressos de eventos para seus clientes. O modelo de receita é que, se as empresas responderem em 24 horas, o envio da mensagem será gratuito para elas. Mas se eles precisarem responder após 24 horas, eles terão que pagar uma pequena taxa. As taxas são calculadas de forma diferente para diferentes países. Nesta tabela, você pode conferir as taxas para vários países. Na Índia, são € 0,0038 para as primeiras 250.000 mensagens. É basicamente em torno de ₹ 0,30. Você pode perguntar sobre as empresas que optam por usar esses serviços. Amigos, a resposta para isso são as empresas que lidam com milhões de clientes. Como passagens aéreas, passagens de viagem ou ingressos de cinema ou grandes bancos. Portanto, os usuários da API do WhatsApp Business são grandes empresas. Singapore Airlines, Booking.com, Uber, MakeMyTrip, Netflix, esses são alguns dos exemplos dos usuários. O Facebook não parou por aqui amigos. O Facebook está procurando mais maneiras de ganhar dinheiro com o WhatsApp. É por isso que eles integraram a opção de fazer pagamentos. Foi iniciado para usuários indianos, para fazer pagamentos P2P. Eles estão lançando um serviço conhecido como WhatsApp Pay, eles poderiam ganhar um pouco mais de dinheiro. Embora, para usuários normais, seria gratuito usar o WhatsApp Pay, mas para as empresas, eles teriam que pagar uma taxa fixa de 3,99% em cada transação. Em novembro de 2020, o WhatsApp Pay foi lançado na Índia. Esperava-se que esse recurso se tornasse muito popular. Mas felizmente, em nosso país, já existe a Unified Payments Interface (UPI). Não cobra essa enorme comissão das empresas. Esta é a razão pela qual o WhatsApp Pay pode atingir apenas 0,02% do volume de UPI. No total, 2,6 milhões de transações foram concluídas usando o WhatsApp Pay. Seu valor total foi de ₹ 1,04 bilhão. Além disso, o Facebook está considerando veicular anúncios no WhatsApp. Para que possam ganhar ainda mais dinheiro. Está sendo planejado que os status no WhatsApp , eventualmente, hospedarão anúncios. Amigos, se falarmos da receita total que o WhatsApp gera para o Facebook, não temos informações detalhadas disponíveis para isso. Ao contrário dos outros Modelos de Negócios em que fiz vídeos, eles tinham dados disponíveis publicamente. Como o WhatsApp faz parte da empresa do Facebook, o Facebook não mostra uma divisão de receita adicional do WhatsApp. A Forbes fez uma estimativa em 2017, quando o WhatsApp tinha 1,3 bilhão de usuários. Eles estimaram que a receita média por usuário do WhatsApp poderia estar em torno de US $ 4 a US $ 12. A divisão indiana do WhatsApp obteve uma receita total de ₹ 68,4 milhões em 2019. Mas seu lucro foi de apenas ₹ 5,7 milhões. Eles gastaram ₹ 34,3 milhões no pagamento de salários aos funcionários. ₹ 13 milhões na promoção do negócio, honorários advocatícios e honorários profissionais. No exercício financeiro de 2018, o WhatsApp teve uma perda de ₹ 500.000. Para as operações indianas. Na Índia, estima-se que mais de 1 milhão de empresas usem o aplicativo WhatsApp Business. E em todo o mundo, cerca de 5 milhões de empresas o utilizam. Com mais empresas usando o WhatsApp para vender seus produtos e serviços, o conceito de WhatsApp Commerce está tomando forma. Onde surgiram muitas dessas empresas, que vendem seus produtos exclusivamente pelo WhatsApp. Em abril de 2020, o Facebook fez um investimento de US$ 5,7 bilhões nas plataformas Jio da Reliance. Após esse acordo, a JioMart, plataforma de e-commerce da Reliance, passou a usar o WhatsApp para suas transações. Então, basicamente, o WhatsApp se transformou em um produto no qual as coisas podem ser compradas e vendidas, no qual pagamentos podem ser feitos e no qual você pode até ver anúncios no futuro. Além disso, o que Mark Zuckerberg planeja fazer com os dados? Não sabemos muito sobre isso. Mas sabemos que houve uma controvérsia recente em torno da política de privacidade do WhatsApp. As pessoas estão incertas sobre o futuro, sobre como os dados do WhatsApp seriam usados. Muitas pessoas acusam o Facebook de tentar usar os dados para ganhar mais dinheiro. O tempo vai dizer. Mas espero que você tenha achado a história do WhatsApp interessante. E informativo. Vamos nos encontrar no próximo vídeo. Muito obrigado!